15º GAC AP COMEMORA 70 ANOS DE HISTÓRIA E TRADIÇÃO

Com muita tradição e história, o 15º GAC-AP faz parte da sociedade lapeana

O tradicional Quartel do Exército, 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado “Grupo General Sisson”, comemorou no dia 29 de janeiro, o aniversário de 70 anos de tradição e história na cidade da Lapa. Muito bem integrado a comunidade local e representando o Exército Brasileiro perante a sociedade lapeana, os quais edificaram uma das mais significativas passagens da História Militar e da vida republicana nacional. Ao longo do tempo, tem sido o guardião do legado de bravura deixado pelos heróis do passado no episódio do “Cerco da Lapa”.

Dentre as atividades programadas para o evento de aniversário dos 70 anos, foi destacado o lançamento do selo comemorativo, da criação da moeda institucional e da entrega de diplomas de Amigos e de Colaboradores do Grupo General Sisson. Como reconhecimento aqueles que colaboram com o incondicional e irrestrito apoio ao Quartel da Lapa, durante a solenidade militar foram homenageados com o diploma de amigo do Grupo, às personalidades que prestaram relevantes serviços ao 15º GAC AP: Sr Carlos Eugênio Stabach, Prefeito de Contenda; Sra Maria Julia Soek Wojcik, Prefeita de Quitandinha; Sr Gustavo Ribas Daou, Advogado; Sr Alexandre Matias Gardolinski, historiador; e Sr Mariano Taglianetti, Advogado. Com o diploma de colaborador do 15º GAC AP, foram homenageados o Sr Ivo de Angelis, Sr Joel Lobo, Sr Marcos Antonio Martins de Lima, Sr Carlos Moritz Vicente Gomes, Sra Rosemery da Silveira Bianchini e Sr Aramis José Reichert Gorniski.

O evento foi presidido pelo General de Brigada Rodrigo Pereira Vergara, Comandante da AD/5, tendo como anfitrião o Sr Cel Átila Ricardo Leme Larsen, Comandante do 15º GAC AP, e contou com as presenças do Sr Paulo Cesar Fiates Furiati, Prefeito da Lapa; do Sr Carlos Eugênio Stabach, Prefeito de Contenda; da Sra Maria Júlia Socek Wojcik, Prefeita de Quitandinha; do Sr Cap de Mar e Guerra Rogério Antunes Machado, Capitão dos Portos do Paraná; do Sr Cel Sergio Mesquita dos Santos, Comandante do CMC; do Cel Sanzio Ricardo Rocha Gusmão, Chefe do Estado-Maior da AD/5; dos antigos Comandantes da Unidade, Cel R/1 Osny Lázaro Coelho de Souza, Cel R/1 Ivan Monteiro e Cel R/1 Rinaldo Benevides Feijó; do Major Hélio José Hornung, Comantante do 28º Batalhão de Polícia Militar; do Subtenente Everton, Deputado Estadual eleito; do Sr Vilmar Purga, Vereador da lapa; de membros da Liga da Defesa Nacional; militares da reserva pró-Ativa, demais autoridades e personalidades civis e militares da Lapa e região metropolitana.

HISTÓRIA DO 15º GAC-AP
O quartel da Lapa foi inicialmente instalado no extinto 15º Batalhão de Caçadores, na Praça Rui Barbosa, em Curitiba-Paraná, sob o Comando do Ten Cel João da Silva Rebello, com a denominação de 1/5º Regimento de Obuses 105 mm.
Em agosto de 1949, o então 1/5º RO 105 mm passou a ter autonomia administrativa, sendo transferido, em março de 1950, para ocupar este aquartelamento.
Em maio de 1951 foi recebido o material de Artilharia, constituido de quatro obuseiros M101 A1, de 105mm procedentes da 5ª Seção Regional de Material Bélico da 5ª RM, hoje Parque Regional de Manutenção.
A partir de 1973, o 1/5º Regimento de Obuses 105 mm passou a denominar-se 15º GAC, sendo substituído em novembro de 1981, pelo material norte-americano Obus M114, de 155mm.
Em janeiro de 2000, com a modernização da artilharia de campanha, foi recebida as Viaturas Blindadas Obus Autopropulsado M109 A3, também de origem norte-americana. A nossa OM passou a denominar-se 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsada e por isso hoje usamos a boina preta, referência mundial dos militares forjados no AÇO.
Em outubro de 2002, o Comandante do Exército concedeu a denominação histórica “Grupo General Sisson” e seu respectivo Estandarte Histórico, em homenagem ao General Augusto Maria Sisson, que assumiu, como Capitão, o Comando da Força de Artilharia das Operações Militares no episódio histórico do Cerco da Lapa.
Em 2016, o Grupo General Sisson recebeu autorização da Secretaria Geral do Exército para o uso do Uniforme Histórico em memória ao evento Cerco da Lapa e do Capitão Sisson.
Em 2018, mais um capítulo da história do 15º GAC AP foi escrita, com início do recebimento dos novos e modernos Obuses M 109 A5.

Solenidade de homenagem com a presença ilustre de ex-comandantes, autoridades e comunidade.

 

Militares da reserva marchando durante a solenidade.

 

Please follow and like us: