Dicas para melhor aproveitar esse início de ano letivo

Fevereiro já começou e com ele vem a tão esperada volta às aulas. No início, para a criançada, é tudo maravilhoso: materiais novos; reencontrar os amigos, professores; até mesmo acordar cedo, para quem precisa, é ótimo nesse início de ano!

Entretanto conforme os dias vão passando, as aulas vão acontecendo e as provas vão sendo marcadas, começa-se uma luta entre pais e filhos – A HORA DE ESTUDAR! Pois vamos combinar, para crianças e adolescentes é muito melhor sair com amigos e jogar vídeo game, do que ficar dentro de um quarto, estudando e retomando conteúdos que já foram vistos em sala de aula.

Sendo assim, para facilitar o restante do ano letivo, é necessário implantar um hábito de estudo desde o início. Mas o que é um hábito? Hábito pode ser definido como um comportamento que determina a pessoa que aprende e repete frequentemente, sem pensar como deve executá-lo.

Quando a criança e/ou adolescente executa um hábito diversas vezes, ele passa a acontecer de maneira automática, desta forma incluindo o hábito de estudo na vida diária do menor, você o estará auxiliando a ter um ano escolar mais produtivo, sem queixas e com muito menos estresse.

Algumas dicas para que o hábito de estudos seja implantado:

  1. Crie uma rotina: escolha um horário fixo para estudar. E estudar o quê? Aquele conteúdo que foi visto na escola, a própria tarefa de casa, a leitura de um livro…Nesse horário tudo que resulta de conhecimento é válido.
  2. Limite seu horário: não é necessário ficar horas estudando. Por exemplo, inicie sua rotina com 20 minutos, até que seu corpo já aceite que isso é um hábito, e com o passar do tempo, vá aumentando o tempo destinado ao estudo.
  3. Local de estudos: escolha um lugar que seja agradável e próprio para estudo – que haja uma mesa e cadeira – e que não tenha distrações. Aqui, é necessário deixar o celular no modo avião para que as notificações não afetem seu desempenho.

A nossa vida é organizada por hábitos, e na vida escolar não pode ser diferente. Para ser um estudante preparado e aprovado com sucesso no final do ano letivo, é necessário incluir esses hábitos já no início do ano, pois a melhor maneira de alcançar êxito em provas é estar sempre preparado.

*Mariana Ferreira dos Santos, pedagoga com especialização em coordenação pedagógica.

Please follow and like us: