CORAL VOZES DA LAPA

A gente vai ficando velho (82 anos) e a medida da saudade se torna grande quanto a distância da vida.

Mexendo em coisas antigas: crônicas, fotografias, me deparo com fotos do passado, que naqueles instantes eram as fotos do momento.

Li as crônicas, olhei as fotos de 30, 40, 55 anos atrás, e lá estávamos nós, jovens, bonitos, alegres, no vigor da vida e nesse majestoso trovejar de emoções, se fazendo ecoar nas asas das canções, belas vozes de soprano, contralto, tenor e baixo e com braços a bailar no espaço, a majestosa figura da regente do coral.

Há 55 anos atrás, a saudosa Sra. Sybilla Wille de Lacerda, fundava o Coral Vozes da Lapa, cujo nome me coube a gloria de ser o autor.

Em 1990, a Lia Tereza Campanholo Mendes e eu, fundamos um 2º Coral que também demos o mesmo nome.

Olhar estre “passado” e o encanto que a fotografia perpetua para sempre, é a melhor imagem da sequência da vida que o ser humano guarda em seu coração (já se foi criança, já se foi jovem, já se é idoso e lá no final, já se é saudade).

Assim esses dois corais, o da Dona Sybilla e o da Sophia se mesclam em seu conteúdo pessoal e eu como participante e autor do nome de ambos “Vozes da Lapa”, saúdo com um forte abraço a todos os queridos amigos que já se foram, Dona Sybila, Miguel Dawage, Augusto Mariano, Celso Adão Felix, Irene Pires, Geni Mariano, Aurora Ferraz, Manoel Gomes Neto, Lia Tereza Campanholo Mendes, Walter Weiss, Gustavo Weiss, Ingergard Weiss, Dolores Calderari, Noel Braz Felizardo, Boleslau Lipski, Maria Dalva da Costa, meu abraço de saudade.

A outros corais do passado, que também conheci, que tive o prazer de ter minha filha Helena como participante do Coral “Raiozinho de Sol”, fundado pela regente Noeli Bianchini e outros corais que enfeitaram a Cultura do Passado da Lapa que deixou muita saudade, meu grande abraço.

Não posso encerrar está crônica, sem mencionar um grupo de jovens cantoras que cantavam aos domingos na nossa Igrejas Matriz, cuja execução estava sempre acompanhada ao órgão no coro da igreja, pela Sra. Conceição, há 70 anos atrás.

A todo este pessoal do “passado”, meu abraço de amizade e saudade.

Abdalla João Dardaque

Tenor do Coral Vozes da Lapa

 

Coral Vozes da Lapa no início de suas atividades: Luis José Sales, Nilton Mariano, Sergio Flores, Paulo Bianchini, Abdalla João Dardaque, Augusto Mariano Jr, Celso Adão Felix, Geny Mariano, Irene Pires, Sybila Wille de Lacerda, Aurora Ferraz, Lili Berghauser, Terezinha Pierini, Diva Pacheco, Elaine Lang, Neiva Mariano Bianchini, Ana Lucia, Lucia Bianchini.

 

A refundação do Vozes da Lapa na década de 90, numa celebração presidida pelo Arcebispo Metropolitano “Dom Pedro Fedalto” (in memorian). D. Pedro pediu para registrar o momento, pois esta celebração aconteceu após uma restauração no assoalho da Igreja, que ficou fechada por vários meses. O Bispo notou a emoção do coral e resolveu homenagear os heróis do cerco cujas ossadas estão sepultadas embaixo daquele altar.

 

 

 

 

 

 

 

Please follow and like us: