1ª Companhia de Policia Militar da Lapa tem novo comandante

Após a elevação de companhia para Batalhão, o prédio da PM passou a ser Sede do Batalhão, porém a 1ª CIPM não foi extinta.

A Primeira Companhia Independente de Polícia Militar atua nas cidades de Lapa e Contenda sob o comando do 2º Tenente Melo Junior, que há aproximadamente seis meses passou a atuar no setor administrativo da PM na Lapa e em 1º de março de 2019 recebeu a missão de comandar a 1CIPM- 28º BPM.

O novo Comandante, egresso das fileiras do exército, foi Sargento de Carreira do Exército Brasileiro por oito anos, na sequência ingressou na academia para oficial de policia pela Universidade Federal e após os três anos de formação atuou por dois anos na Cidade de Guarapuava-PR, onde agia no atendimento na rua. Na mesma cidade comandou a ROTAM e após isso, comandou o Pelotão de Pinhão-PR, por aproximadamente oito meses. Experiências que irão contribuir no Comando da 1CIPM em Lapa e Contenda.

O Comandante comentou que em relação à Lapa, para ele “por enquanto é novidade em termos operacionais, pois já conheço a estrutura e o serviço diário da unidade, mas ainda não conheço o serviço de rua e pretendo atuar saindo a a campo para elaborar estratégias de ação efetiva, fazendo parte assim do dia-a-dia dos policiais e da comunidade”.

Nos cinco dias da operação carnaval, o Comandante ressaltou o comprometimento dos PMs atuantes na unidade e comentou, “a comunidade só tem a ganhar com  trabalho desenvolvido pelos profissionais, pois a partir da hora que a polícia se coloca de maneira positiva preocupada com a situação da comunidade tudo pode melhorar, pois os militares que aqui atuam, em sua grande maioria são naturais da cidade e a melhoria na segurança para a população em geral vai melhorar também a cidade destes profissionais”.

O Comandante destacou que o Policial é um cidadão comum, “muitas vezes há um distanciamento entre a comunidade e o policial. O policial quando fardado é visto como um alguém e sem a farda é outro alguém, quando na realidade o profissional é um cidadão como outro qualquer e vive naquela comunidade e obvio que ele como cidadão deseja que a cidade seja cada vez melhor, e nestes cinco dias pudemos perceber o comprometimento verdadeiro dos PMs para melhorar a segurança da cidade”.

Ainda sobre a operação Carnaval, o 2º Tenente Melo, comentou que “houveram pessoas descontentes com o trabalho da polícia, o que é normal, pois como comandante e em nenhum momento irei tolerar nenhum tipo de abuso, isso é inadmissível. Não existe mais espaço para o policial truculento na sociedade de hoje. Hoje a policia tem que agir dentro da legalidade, pois estão sujeitos a sanções. A tecnologia inibe as ações ilegais por parte de policiais,  através dos celulares e câmeras de monitoramento vigiam o tempo todo a circulação de pessoas e também registram as diversas ações da PM, os policias sabem disso e ao sair para trabalhar ele tem a consciência que não pode agir de forma abusiva e sim agir dentro da legalidade”.

Para o comandante, “outro ponto importante é o seguinte, a partir da consciência do policial, a população também deve colaborar em conhecer mais sobre seus direitos e deveres. Em alguns casos tivemos problemas específicos, onde as pessoas exigiam direitos sem sequer ter certeza se estavam certos ou não o que gerou conflitos em um lado exigindo direitos e outro lado explicando seus deveres”. Continua dizendo que “os policiais estão preparados para situações desse tipo, se existe uma chamada para atender uma ocorrência, obviamente, quando existem duas partes, um lado ficará contente e outro descontente, isso é fato, mas é importante que haja mais respeito pelo profissional que esta ali para prover a segurança de ambos”.

Como comandante o 2º Tenente Melo, destacou que o objetivo maior é melhorar a segurança de toda a população.

O 28º Batalhão de Policia Militar da Lapa, continua sob o comando do Major Hélio Horning.

Please follow and like us: