Colégio Estadual Profª Irmã Bianchini (CAIC) desenvolve Projeto de Leitura

Para a implementação do projeto, o jornal Tribuna Regional colabora cedendo exemplares semanalmente, que são muito bem aceitos pela comunidade.

Em 2019 está sendo desenvolvida a primeira edição anual do Projeto “Hora da Leitura” no Colégio Estadual Professora Irmã Antônia B. Bianchini (Caic), que consiste em criar o hábito de leitura na comunidade escolar. Falar sobre leitura é sempre um grande e fascinante desafio, por muitas e incontáveis razões. A primeira e grande desafiadora é a formação de leitores.

O PROJETO

Preocupada em formar bons leitores, a unidade de Ensino deu início ao Projeto que tem o intuito de tornar a leitura um momento prazeroso para seus alunos. Segundo os educadores da instituição, a leitura possui uma função de extrema importância no ensino e aprendizagem, uma vez que a partir do desenvolvimento da sua competência esse aluno tornar-se proficiente em todas as disciplinas.

A metodologia utilizada para colocar em prática o projeto é de uma vez por semana, em dias intercalados. O objetivo é fazer com que todos parem suas atividades, nesta ação estão incluídos motoristas, professores, funcionários e alunos. Durante vinte minutos, eles realizam uma leitura. Para os alunos, o material é selecionado pelos professores que são responsáveis por aquelas turmas, naquele dia e horário. O projeto se intitula “Hora da Leitura”, sendo aplicado a todos os alunos do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio. Nesse dia a diretora da instituição recebe os alunos com música e nos intervalos das aulas, ao invés de tocar o sinal toca-se músicas para relaxar. É um dia preparado para estimular e incentivar toda a comunidade escolar.

O hábito já está sendo criado. Ao bater o sinal todos param para a hora da leitura, já estão com o material na mão. Uns preferem dar continuidade ao livro de literatura, outros, revistas, textos do livro didático e outros e jornais.

Uma das idealizadoras do Projeto é a professora de Língua Portuguesa Claudia Cordeiro e segundo ela o projeto está sendo bem aceito por toda a escola. Além do projeto “Hora da Leitura”, a professora Claudia aplica semanalmente em sua disciplina uma aula sobre a leitura. Nessa última semana foi realizado o trabalho de leitura com jornais. Segundo a professora, foi uma aula muito proveitosa, foram muitas as perguntas sobre o jornal, sobre as matérias; Tipo o que é CPF na nota, qual seu signo professora, é caro ou barato esse imóvel, onde fica esse bairro?

“O trabalho com jornais vai além da leitura, é uma prática de letramento, instiga, gera curiosidade. Uma grande variedade de gêneros textuais para se trabalhar”, comenta a professora Claudia.

Para a implementação do projeto, o jornal Tribuna Regional colabora cedendo exemplares semanalmente, que são muito bem aceitos pela comunidade, pois através dele estão sempre informados das notícias da Lapa e região. Do ponto de vista sócio pedagógico, o domínio da leitura é indispensável para democratizar o acesso ao saber, a cultura letrada e, assim, ampliar a leitura de mundo.

O projeto Hora da Leitura abrange os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.