Coronel Carneiro, olhando o Paraguai

Meu amigo Paulinho, Prefeito da Gloriosa e Heróica cidade da Lapa- A Estátua do Glorioso Coronel (General) Carneiro está posicionada errada desde 1928, quando foi instalada no Centro da cidade da Lapa.

A Força Guerreira dos Maragatos veio demolindo e derrotando tudo, mas a Lapa com seus Guerreiros e Heróis, olhando minuto a minuto para o sul, bradavam com todas as forças de seus pulmões: -“Por aqui não passam – Que venham os Maragatos – Queimar o Último Cartucho e depois Morrer – Resistência a Todo Transe.

As ruas da Lapa, banhadas de Sangue e sob gritos de valentia, destemor, heroísmo, bradavam: – “Por Aqui Não Passam”, e assim caindo um a um, seus heróis, os invasores Maragatos não passaram.

E assim em lutas dramáticas, foram caindo Coronel Antônio Ernesto Gomes Carneiro, Cel. Cândido Dulcídio Pereira, Cel. Amintas da Costa Barros, Ten. Henrique Santos, Cabo João Francisco Gomes, Lino José Galvão, David José da Silva, Anspeçada Antônio Gomes dos Santos, Soldado Manoel Tereza do Nascimento, Manoel Miranda dos Santos e José Francisco Martins e dezenas de outros em consequência de ferimentos.

Além dessas mortes em combates, cite-se as mortes por Degolamentos, como no caso do Major Menandro Barreto, e que sua Esposa, Sra. Tereza, cai morta ao saber da notícia do degolamento de seu Esposo.

Pois é, minha querida Lapa, teus Heróis, olhando sempre para o sul, bradavam:- “Por aqui não Passam”- “Só passam se for por cima de meu Cadáver”, “ Que venham os Maragatos”, e os Maragatos vieram, e os Comandantes anteriores e o Governador do Estado do Paraná, fugiram e a Lapa em BRADOS DE TENOR, gritavam:- “ POR AQUI NÃO PASSAM”.

ÉH, minha Lapa, em 1928, foi erigida uma Estátua ao seu Grande Herói Coronel Carneiro e um desavisado, desconhecendo a Honraria da Posição de Apresentar Armas, feita através de Espada, obriga no instante de posicionarem a Estátua do Exmo. Sr. General Carneiro, virando-a ao leste (Paraguai), em vez de posicionar olhando para o sul, de onde todos os Guerreiros da Lapa, esperavam a chegada dos Maragatos, e onde lutaram até a morte, banhando as ruas de sangue, mostrando ao Brasil, o Heroísmo de seus Bravos Guerreiros “ Por aqui não Passam”.

Paulinho meu Amigo – Prefeito desta Terra de Heróis, vire para o Sul, e corrija a injustiça de noventa e um anos passados, para que o Sangue Derramado por teus Heróis, os bravos Guerreiros da Lapa e da Liberdade Política, possam sempre Gritar: – “LAPA ÉS REPÚBLICA DO BRASIL”.

Ao finalizar, meu Amigo Paulinho, quero nesse dia, pegar meu violino e tocar o HINO DA LAPA, e em Posição de Sentido, e com voz de Tenor que DEUS me deu, gritar com palavras de gratidão e saudade, brindar os HEROIS DO CERCO DA LAPA: “POR AQUI NÃO PASSAM”.

*Abdalla João Dardaque

Cidadão Honorário da Lapa

Please follow and like us: