Promessa é dívida, e dívida tem que ser paga

Lapeano faz caminhada de cento e cinquenta quilômetros em nome da fé.

No último dia 30 foi o início do pagamento da promessa que o lapeano Marciano Ribeiro Matoso, mais conhecido como Matoso, fez a 7 anos atrás quando nascia seu filho, Bernardo, o prematuro de 29 semanas e com apenas 1.370 Kg. O bebê ficou 77 dias internado e teve diversas intercorrências que preocuparam os pais.  E em um dos piores momentos, diante de um estado clínico muito ruim, Matoso e sua esposa Alessandra receberam péssimas notícias e não se sabia ao certo como o pequeno Bernardo voltaria para casa, tão pouco se voltaria!

Foi neste momento que na Capela da Maternidade de Nossa Senhora de Fátima, Matoso fez a promessa de caminhar da Lapa até Antonina pelo Caminho do Itupava, passando pela maternidade para agradecer. Essa promessa foi feita com toda a fé e amor que um pai tem por seu filho e eis que, passados esses 7 anos, Bernardo está aí, crescendo forte, alegre, com muita saúde e disposição. Eis que Matoso resolveu, com a ajuda de amigos e familiares, a iniciar sua caminhada que foi realizada em 5 dias, num percurso aproximado de 150 quilômetros, afim de cumprir sua promessa.

Matoso teve em todo o percurso a companhia de seu irmão, Marcio Ribeiro Matoso e de seu amigo de longa data, Denis Schmidt. Em diversos trechos outros companheiros faziam o suporte e incentivavam a continuação do esforço. Muito apoio, mas principalmente a fé e a crença em algo bem maior moveram os pés deste pai. Momentos de dores nas pernas, bolhas nos pés, cãibras entre outros percalços foram comuns ao longo do trajeto, mas a determinação e a firmeza da sua promessa, pela nobre causa da saúde do seu filho foram mais fortes e o percurso foi aos poucos sendo vencido.

Houve momentos de muita emoção, sendo alguns deles a doação de fraldas ao Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba e o encontro com seu filho, Bernardo, entre as cidades de Morretes e Antonina. No último quilometro até a igreja católica de Antonina, Matoso teve a companhia de seu filho Bernardo, e puderam contar com um momento somente deles para conversar sobre o propósito.

Quem pôde acompanhar essa história de perto confirma que foi um lindo gesto de fé, amor, perseverança e amizade.

O roteiro dessa caminhada foi o seguinte:

1º Dia – Saída dia 30 às 05:00 da manhã da Lapa até Araucária

2º Dia – Araucária até Curitiba passando pela maternidade Nossa Senhora de Fátima

3º Dia – Curitiba até entrada do Caminho do Itupava

4º Dia – Descida pelo Caminho do Itupava

5º Dia – Do acampamento até Antonina passando por Morretes

Marciano Matoso com seus companheiros de caminhada – A fé verdadeira move montanhas.

 

Momentos de emoção na chegada à Igreja em Morretes. Reflexão e muita paz no percurso culminaram com a alegria do dever cumprido.
Please follow and like us: