UAL prepara novo espetáculo do Cerco da Lapa

Mais um belíssimo espetáculo sobre o Cerco da Lapa será apresentado em fevereiro de 2020, pela União dos Artistas Lapeanos.

Em 2020 a Lapa comemora os 126 anos do Cerco, episódio histórico que dizimou vários homens, mulheres e crianças no município, durante a Revolução Federalista. E, como já é tradição, para relembrar histórias não contadas em livros, realmente vividas por aqueles que passaram pelo episódio triste e sangrento que deixou e ainda deixa marcas na cultura local, a União dos Artistas Lapeanos (UAL) já está preparando mais um espetáculo.

A PREPARAÇÃO       

Desde maio de 2019, os integrantes da União dos Artistas Lapeanos- UAL vem trabalhando na produção do espetáculo alusivo ao Cerco da Lapa 2020. Os atores dedicam-se incansavelmente aos ensaios que vem ocorrendo semanalmente desde agosto e reúnem trabalhos de expressão vocal e corporal além dos preparativos de cenografia, figurinos, iluminação e sonoplastia.

A logística é grande devido ao porte do espetáculo, ao qual reúne integrantes dos mais variados segmentos artísticos. O que torna o evento significativo para UAL, é justamente essa interação, onde um grupo troca experiências com o outro dentro de sua área de atuação, somando aprendizados e vivências.

“É maravilhoso ver um músico ou bailarino evoluir na atuação por meio do teatro, enquanto um ator desenvolve expressão corporal e noção rítmica, através da dança ou música, sem falar nos trabalhos de cenografia e figurinos que oferecem oportunidades de criação bastante importantes aos envolvidos. Em termos artísticos é um dos trabalhos mais completos produzidos pela organização.”

O nome do espetáculo é um mistério, mas os autores adiantam que a base para a construção da história surgiu através da observação de relatos de pessoas que passaram por estresses pós-  traumáticos decorrentes de vivências em eventos violentos como guerras civis. A temática bastante delicada, será tratada com a costumeira sensibilidade da UAL, buscando levar informações ao público de forma leve com o toque cômico que os artistas da UAL costumam trabalhar.

UNIÃO DOS ARTISTAS LAPEANOS

As encenações alusivas ao Cerco da Lapa ocorrem continuamente na cidade há exatos 10 anos através de parcerias entre instituições públicas e privadas com grupos artísticos locais. Em meados de 2016 um grupo que reunia representantes de diversos movimentos culturais, reuniu-se com o intuito de promover a continuidade a estes já tradicionais espetáculos, nascia desta forma A União dos Artistas Lapeanos- UAL, que atualmente é composta pelos grupos teatrais Animathéia, Mistura Lapeana e Palhaçantes, grupos de dança Laços de Tradição e Studio Isabel Pelegrini, da banda musical Killer Jack. A UAL realiza diversas atividades culturais, visando o estímulo e fortalecimento da produção artística local, sendo que os espetáculos alusivos ao cerco tornaram- se a produção mais importante da organização que a cada ano se reinventa, contando novas histórias, sob as mais diferentes óticas, buscando firmar diferentes parcerias com grupos artísticos. A União dos Artistas Lapeanos acredita que ainda há muito a ser conquistado nesse importante espaço que tornou -se o Cerco e que o espetáculo pode além de relembrar a marcante data, servir de ponto de partida para o incentivo a grupos que possam vir contribuir das mais diversas formas, tornando a data uma comemoração cada vez mais fortalecida e significativa no calendário local, movimentando de forma ampla e real o município.

Na última apresentação os atores encantaram o público com cenas repletas de emoção.

Please follow and like us: