Acupuntura

Estamos fluindo em mais um ano de grandes desafios. Lembrando que desafio é um estimulo fantástico da vida em relação às nossas possibilidades de autodesenvolvimento e evolução. Os movimentos da Natureza andam cada vez mais evidentes e significativos. O clima tem mostrado a sua força! Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) aprendemos a valorizar a necessidade de promover a capacidade de adaptação das energias das pessoas às mudanças climáticas. A Acupuntura possibilita também equilibrar o “clima interno” no processo de cumprirmos os nossos ciclos, os nossos destinos com saúde e prosperidade.  Prospera quem aprende a utilizar as suas próprias energias para caminhar.

Nesse período de chuvas e frio frequentes ficamos expostos à energia climática da umidade, que pode dificultar a circulação da energia, promovendo uma densificação e aumento da “viscosidade” dos líquidos orgânicos, levando à formação de mucosidade e predispondo a formação de nódulos nos tecidos. É importante você se cuidar nesse período:- Vá até o espelho- Coloque a língua para fora, levemente, sem tencioná-la- Se ela estiver inchada, com marcas laterais dos dentes, com uma formação amarela ou branca (espessa ou não ) sobre ela- ou tensa e inchada para cima (língua engrossada)Você poderá estar sendo fortemente afetado pela umidade do clima e a umidade interna, geralmente provocada por ingestão de laticínios, falta de mastigação, ingestão de líquidos com as refeições, excesso de preocupações, mágoas, fixações. Qual o problema disso?

– A umidade provoca a dificuldade do trânsito de “informações” no organismo. Informação: neural, química, magnética, elétrica, energética (dos meridianos), emocional.

– Imagine cada uma dessas informações como um veículo circulando no organismo com ritmo e sincronicidade.

– Quando a energia da umidade e/ou consequente mucosidade se instalam no organismo é como se uma carreta enorme tombasse em alguma das marginais de S. Paulo. O trânsito fica muito lendo ou parado.

– Os órgãos deixam de ser nutridos com as informações necessárias para o seu funcionamento, e o organismo adoece muito facilmente (lentidão de raciocínio, apatia, perda da consciência ou do insight ,edemas, obesidades, dificuldades cardiorrespiratórias, digestivas e geniturinárias, podem se desenvolver ou se complicar).

– Segundo os chineses a mucosidade também está relacionada ao aumento do colesterol, triglicérides, glicemia, ácido úrico etc.

Procure: evitar permanecer em lugares úmidos – evitar ficar com roupas molhadas (meias, maiôs, biquínis); Mastigar bem (enquanto sentir o sabor do alimento, mastigue), para poupar a energia do baço – pâncreas, que tem a função de transformar a umidade e a mucosidade no organismo; Evitar a ingestão de laticínios (em uma mesma refeição leite, queijo, iogurte e manteiga, é uma carga muito grande de umidade interna para o baço – pâncreas (pelo menos modere!)

Se já possui alguns desses sinais e sintomas saiba que a acupuntura pode ajudá-lo.

*Cristina Abramczuk – Telefones 41.9.9924.6444 e 3622.2387 – Vidaclin.

Cristina Abramczuk

Cristina Abramczuk


Entre em contato com Cristina Abramczuk: Cristina@tribunalapa.com