O novo cadastro será condicionante à liberações de exames laboratoriais pagos com recursos próprios aplicados no Programa Mais Saúde
O Prefeito Paulo Furiati anunciou em seu programa de rádio semanal que as regras para concessão de exames laboratoriais gratuitos, pagos com recursos do novo programa municipal de promoção a saúde e bem-estar social, o “Mais Saúde”, será diferente do sistema atualmente aplicado.
Fora os recursos federais repassados pelo SUS “estes sim universais”, a prefeitura da Lapa investirá em torno de 100 mil reais ainda este ano, aumentando a oferta pela rede pública em exames laboratoriais. No sistema antigo existiam muitas reclamações por parte da população que além de enfrentar grandes filas, possuía um percentual considerável, que acabava ficando sem a liberação dos seus exames. Visando a solução deste problema a Secretaria de Saúde se prepara para criar um novo cadastro de assistência social em atendimento a esta situação, pois pessoas com poder aquisitivo tiravam a vez de pessoas carentes, estes sim “os verdadeiros beneficiários do programa”. Conforme o Prefeito Paulo Furiati explica, existe dois tipos de recursos envolvidos nesta questão e que não podem ser confundidos, o primeiro é o recurso do SUS, que atende a todos sem a necessidade de cadastro. No entanto, o cadastro será solicitado para o segundo caso que se trata de um convênio próprio da prefeitura, através da cota mensal que sofrerá reajuste agora em março, passando de R$ 8.000.00 (oito mil reais) para R$ 9.500.00 (nove mil e quinhentos reais) mensais,
“Estamos coerentes com o que rege a Carta de Puebla, em atenção aos mais necessitados. Este é o nosso compromisso de governo e estamos tranquilos com a nova normatização que preconiza atendimento a quem realmente precisa”, enfatiza Furiati.
Outra questão importante para se esclarecer é que na última edição do jornal Tribuna Regional, aconteceu uma pequena “errata”, pois foi divulgado que este recurso pagaria também “consultas especializadas”, o que não está correto. Este valor refere-se tão somente a “cota própria de exames laboratoriais” em atendimento ao programa municipal Mais Saúde da Prefeitura da Lapa.
As pessoas que desejarem fazer o cadastro a partir da necessidade da realização de um exame devem procurar o Dpto. de Ação Social durante o horário comercial de segunda a sexta-feira munidos dos seguintes documentos:
• Identidade, CPF, Certidão de Nascimento, de todos os moradores da família.
• Casamento, Divórcio ou Óbito, se for o caso.
• Carteira de Trabalho ou contra cheque de todos os moradores da casa maiores de 18 anos.
• Comprovante de endereço (Talão de água ou luz)
Se aposentado, com Auxílio Doença ou Amparo Social:
• Cartão do Benefício e extrato bancário do último mês.
Se for da lavoura:
• Nota de Produtor Rural.
Endereço do Dpto. De Ação Social: Av. Aluísio Leone, 154 – Fone: 3911-1075.