Capacitação para Merendeiras e Cozinheiras

Na última semana de fevereiro foi realizado um Curso de Culinária Básica do SENAR, promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação, dentro do Programa de Alimentação e Nutrição Escolar. O curso ocorreu nos dias 21, 22, 23 e 24 de fevereiro e foi direcionado às merendeiras da rede municipal de ensino, contando com 25 escolas participantes, e ainda os Centros de Educação Infantil, com seis cozinheiras.

As participantes foram divididas em dois grupos para, na prática, trabalhar o preparo das receitas e a maneira correta de manusear os alimentos e a higiene necessária.

Os quatro dias de qualificação aconteceram nas dependências da Cozinha da Pastoral da Criança, que fica no Lar e Educandário São Vicente de Paulo. Já pela segunda vez a Cozinha é utilizada para os cursos do SENAR na Lapa, com o objetivo de melhorar a alimentação não só das crianças, mas de toda comunidade, pois as participantes usam as técnicas não só na profissão, mas também no preparo dos alimentos para sua família ou para a comercialização.

A nutricionista Marina, da Secretaria de Educação, é responsável pela merenda – desde a licitação, compras e distribuição dos alimentos as escolas, que hoje pela Lei 1147, tem recursos que devem ser gastos na compra de produtos da agricultura familiar. Produtos orgânicos hoje já estão presentes na merenda das crianças. Marina explica que é necessário os produtores estarem inseridos em associações para poderem fornecer os produtos. Como é o exemplo de algumas já atuantes no município da Lapa. Diz ela que em todo início de ano acontecem capacitações para as cozinheiras e merendeiras para aprimorar o trabalho diário que desenvolvem nas escolas. Elizete da Escola Marechal Rondon, de Mato Preto, que há 6 anos é merendeira, diz que o curso foi bem proveitoso, com uma boa equipe que soube interagir e aprender a aproveitar melhor os alimentos, em especial as frutas e legumes da região. Para a Emília, da Escola Sibila, que há 21 anos se dedica a preparar a merenda dos alunos, o curso do SENAR foi excelente, pois através da prática no preparo dos alimentos aprenderam novas formas de apresentar o alimento para as crianças. Elizabeth, da Escola Abigail, já há 23 anos na área, afirmou que é preciso os pais incentivarem os filhos a comer mais verduras, frutas e legumes, pois muitos oferecem refrigerantes e salgadinhos – nada saudáveis – na alimentação da criança em fase de desenvolvimento.

O SENAR conta com 257 modalidades de cursos voltados à família. Pela segunda vez na Cozinha Comunitária da Pastoral da Criança, o SENAR proporciona a qualificação das participantes sobre a orientação da instrutora Joelma. Ano passado ela ministrou o curso de conservas para mulheres que já atuam na área da produção, como algumas que já comercializam nas feiras e também para líderes da Pastoral da Criança. Este mesmo curso já está com nova turma formada para a próxima semana.

Em entrevista à Rádio Legendária, Joelma falou da importância de parcerias como as que estão acontecendo na Lapa, com as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Lar Educandário e Pastoral da Criança, estes cedendo o espaço físico.

A proposta do SENAR em realizar uma capacitação como esta é desenvolver na prática receitas econômicas e nutritivas aproveitando a compra direta do agricultor, o que se produz na região, servindo às crianças uma alimentação rica, saudável, utilizando de forma correta e equilibrada com a grande variedade de alimentos que temos na região. Atualmente o sobre peso na infância está presente em meio as crianças, faz-se necessário uma reeducação alimentar na família e a escola também tem seu papel fundamental.

Maria Aparecida 
Batista Bueno, 
Radialista e 
Coordenadora de 
Área da Pastoral da Criança

Please follow and like us: