Educação para o Trânsito

Agregando os valores do cooperativismo no cotidiano de todos

Vivemos em uma sociedade onde impera o individualismo, ou seja, as pessoas preocupam-se apenas consigo, esquecendo-se que o ser humano é em sua essência, puramente social.

O Colégio Cooperativa da Lapa está iniciando um novo projeto, chamado Educação para o Trânsito, direcionado aos alunos de Ensino Infantil e Fundamental. O objetivo principal da ação é o trabalho em conjunto de todos os envolvidos no contexto escolar: atuação psicológica, pedagógica, professores, pais, alunos e comunidade.

A educação para o trânsito está alicerçada em um currículo teórico-prático, propondo a prática de valores do cooperativismo: ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade, equidade, solidariedade, além dos valores éticos: honestidade, transparência, responsabilidade social e preservação do ambiente para o desenvolvimento sustentado. Também aborda a consciência pela segurança individual e coletiva no sistema de trânsito.

A proposta é capacitar a todos, para que ajam de forma reflexiva perante as regras e normas pré-estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Visa também desenvolver na criança o seu papel na sociedade, promovendo a assimilação das regras de trânsito, agregando valores sociais e éticos.

EDUCAR PARA O TRÂNSITO…

…é uma ação para desenvolver nos alunos, desde pequenos, capacidades de uso e participação consciente do espaço que é de todas as pessoas, pois estas estabelecem suas relações interpessoais, compartilhando espaços de maneira que interfere direta e indiretamente na qualidade de vida e dos hábitos.

É importante abordar a preservação da vida de todos os usuários do trânsito, despertando na comunidade uma percepção a respeito da mudança dos comportamentos sociais, frente à realidade do trânsito, sendo este, um espaço social e coletivo, onde é fundamental que todos respeitem as regras e as leis existentes.

Os professores de Jardim I a 4ª série do Colégio Cooperativa da Lapa participaram de um curso de capacitação em Educação para o Trânsito, que foi realizado durante a 1ª semana pedagógica de 2011, ministrado pela psicóloga e perita em Trânsito Renata Bibas do Nascimento.

“O Projeto de Educação para o Trânsito é interessante e é necessário ser trabalhado com as crianças desde pequenas. Eles assimilam e gostam do tema, levando para casa e para os pais o que aprenderam em sala de aula. Alguns passam até a cobrar de seus pais alguns atos simples como, por exemplo, o uso do cinto de segurança e da cadeirinha. É um tema fácil e gostoso de trabalhar com os alunos”, relata a Professora Patrícia, do Jardim I.

O tema será abordado em todas as disciplinas como tema transversal, segundo os parâmetros das Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito, aprovadas pela Portaria n° 147/2009 do Denatran.

E a ação está sendo aprovada pelos alunos. Ana Caroline, do Jardim I, afirma: “tem que usar a cadeirinha e o cinto, e só pode soltar quando a mamãe parar o carro.”

E Beatriz, também do Jardim I, mostra que já aprendeu: “Eu sento no banco de trás, na frente é só gente grande.”

Henrique, da 4ª série, mostra que já pensa no futuro, como motorista: “Aprendi muito do que não sabia e vai ajudar quando formos dirigir futuramente.”

Educar para o trânsito vai muito além de ensinar as crianças a usarem o cinto de segurança, a sentarem na cadeirinha e saber as cores do semáforo. É preciso ensiná-los a serem pessoas conscientes, visando a promoção de comportamentos adequados no trânsito, consciência dos perigos que almejam a segurança de todos e que toquem e modifiquem os adultos (no pensar e principalmente no agir) em suas ações cotidianas, pois estes são exemplos para os futuros condutores.

Quem confirma que o objetivo está sendo alcançado é a aluna Camila, do 4º ano: “Aprendemos mais sobre o trânsito e podemos alertar nossos pais.”

Renata Bibas do Nascimento – Psicóloga Educacional do Colégio Cooperativa da Lapa, Especialista em Psicologia Escolar e Educacional e Psicóloga Perita do Trânsito

Foto 1: Caminhada com os alunos do Jardim I para conhecerem os lugares seguros e perigosos para os pedestres.

Foto 2: Alunos da 4ª série desenhando a cidade em que moram (ruas, sentido das ruas, semáforo, pontos de referência, placas de trânsito etc.).

Foto 3: Alunos do 4º ano brincando com o mini circuito do trânsito.

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