A alta nos preços dos imóveis

Muito se escuta que os imóveis na cidade da Lapa tiveram um aumento de preço considerável. No entanto, a alta aconteceu não só na cidade da Lapa, mas em todo o país. É difícil encontrar a razão precisa para esse aumento. A Tribuna Regional entrou em contato com imobiliárias e financeiras de imóveis para tentar achar uma resposta.

Em contato com a Caixa Econômica Federal, que financia imóveis, soube-se que a avaliação dos preços de imóveis é feita por empresas de Engenharia Civil credenciadas para esse trabalho. Essas empresas são de Curitiba e Ponta Grossa e se baseiam em preços estipulados para cada região. Segunda a Caixa, esses valores são determinados pelo Estado

Em contato com imobiliárias locais, soube-se que a avaliação de preço de imóveis é feita através de pesquisas sobre os imóveis vendidos na região do atual imóvel a ser negociado. Segundo as imobiliárias, a tabela do ITBI do município não é usada para essa avaliação. Essa tabela só serve como um sentido a ser seguido se as pesquisas de imóveis não tiverem nenhum resultado. Portanto, a tabela do ITBI, que é onde o município determina o valor do m² em cada rua da cidade, não é levado em consideração. As imobiliárias também alegam que após a criação do Programa Federal “Minha Casa, minha vida” os imóveis tiveram uma alta considerável. O objetivo do programa é a produção de unidades habituais que, depois de concluídas, são vendidas sem arrendamento prévio.

ENQUETE

A Tribuna realizou uma enquete no site para saber o que os leitores pensam sobre o valor cobrado pelos imóveis no município. Confira o resultado:

Você acha que os valores dos imóveis (compra e venda) no município da Lapa estão acima do mercado?

Sim – 93.88%

Não – 6.12%

NA PRÓXIMA SEMANA

Mas, a discussão não pára, leitor. Na próxima edição traremos mais dados a respeito do tema. Acompanhe!

Please follow and like us: