Estamos às vésperas da comemoração de um das festividades mais importantes do calendário cristão! A Páscoa.
Como a data infelizmente tem uma forte conotação comercial – ovos de chocolate, coelhinho da páscoa que incentiva a venda no comércio – acabamos envolvidos com compromissos “importantes” que nos fazem esquecer do significado deste dia tão importante.
O que será a páscoa deste ano para você?
Pensou? Então, permita-me mostrar minha visão sobre o que significou esse período e como ele deveria permanecer em nossa mente!
Há pouco mais de dois mil anos, um homem veio ao mundo disposto a ser o maior exemplo de amor e verdade que a humanidade já conhecera.
Mas, infelizmente a sua proposta de vida não foi aceita e nem entendida por muitas pessoas daquela época.
Por esse motivo o condenaram e o crucificaram, ignorando todos os seus propósitos de um mundo melhor. Isso causou dor, angústia e escuridão.
Naquela ocasião, por três dias o sol se recusou a brilhar, a lua se negou a iluminar a Terra, até que o terceiro dia a vida acontecia.
A páscoa existe para nos lembrarmos deste momento inigualável chamado ressurreição. Que é um momento de Vida Nova, de renovação e de restabelecimento.
Mas, e hoje, dois mil anos passados desse acontecimento, o que deveria ser a ressurreição para nós?
Deverá significar, na prática, uma vida nova para cada um de nós. Um momento para renovar e restabelecer a alegria em nossos corações, fazer renascer o sorriso, a alegria de viver, o amor.
Também para que nós façamos ressurgir a amizade e nossa vontade de sermos felizes. Ainda de renovação dos próprios sonhos.
De hoje em diante, tenha uma coisa como verdadeira em sua vida: a morte e ressurreição do Cristo estão acima dos ovos de chocolates e dos coelhinhos da páscoa. Ele morreu, mas ressuscitou.
E fez isso somente para nos ensinar a matar os nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes sepultadas no íntimo de nossos corações.
Que este seja o significado verdadeiro e contínuo da minha, da sua, da nossa Páscoa. Que possamos encontrar amor, carinho, paz, fraternidade, companheirismo, porque isso sim é o verdadeiro sentido da Páscoa!
Que todos os dias você viva uma Feliz Páscoa!
-o-o-
“Os grandes espíritos sempre tiveram que lutar contra a oposição feroz de mentes medíocres.” (Albert Einstein)
Recebemos, por e-mail, um comentário da jornalista Helenita Prevedello, a respeito do Bate Papo Informal da última edição.
Tomamos a liberdade de publicá-lo, já agradecendo pelas palavras da leitora!
“Parabéns Emanuelle
Quero cumprimentá-la pelo Bate Papo Informal desta semana. Muito bom e deve nos levar à reflexão. Todos, lapeanos e não lapeanos como eu, mas que adotamos a Legendária como nossa terra e temos responsabilidades para com ela. Já devia estar ultrapassada (mas infelizmente não está), esta pergunta (eu mesma já fui indagada centenas de vezes), que demonstra um pouco de ingenuidade e um pouco de “aldeia”, que alguns têm a respeito da Lapa.
Mas seja com pergunta ou sem pergunta, devemos contribuir para que este chão seja um lugar de paz e progresso. E isto cabe a todos nós. Lapeanos de origem e de coração.
Um abraço,
Helenita”