UnC – Mafra recebe a Exposição Comemorativa aos 120 anos da Imigração Ucraniana para o Brasil

A noite do dia 15 de abril foi marcada pela Abertura da Exposição Comemorativa aos 120 Anos da Imigração Ucraniana para o Brasil, no Hall da Biblioteca do Campus Universitário de Mafra.

Os Ucranianos formaram o maior contingente eslavo a imigrar para o Brasil por volta do ano de 1891 e, em apenas dois anos, aproximadamente 15 mil imigrantes aportaram no país. Até 1920, cerca de 50 mil ucranianos imigraram para o Brasil, a maior parte proveniente da Galícia. O número de imigrantes pode até ser maior, tendo em vista que parte da Ucrânia estava dominada pelo Império Austro-Úngaro e pela Polônia e muitos imigrantes possuíam passaporte austríaco ou polonês. Os imigrantes, em sua maioria, segundo registros, estabeleceram-se no estado do Paraná, e em menor número nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Esta Exposição de Comemoração aos 120 anos de imigração teve sua origem na Casa da Cultura do Município de Itaiópolis e já percorreu várias cidades, inclusive o Rio de Janeiro e Blumenau. Mafra é a última cidade desta mostra itinerante, que será colocada permanentemente em espaço próprio em Iracema, Distrito de Itaiópolis.

Compareceram na solenidade de abertura as seguintes autoridades: o Pró-Reitor do Campus Universitário de Mafra, Professor Ademir Flores, a Secretária Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer do município de Itaiópolis, Carolina Gaio, a Chefe do Departamento de Cultura de Itaiópolis, Raquel Zanellatto, o Chefe do Departamento de Turismo de Itaiópolis, Baltazar Andruchewicz, a Irmã Julia Denichévicz, Diretora da Oficina de Bordado Ucraniano em Iracema, a Senhora Eliane Villa Lobus Strapasson, representando o Conselho Municipal de Turismo de Mafra, a coordenadora do curso de História do Campus Universitário de Mafra, professora Rozana Ferraz de Deus, a Bibliotecária do Campus Universitário de Mafra, Josiane Miranda e a responsável pelo setor de cultura do campus, professora Divinamir de Oliveira Pinto. Além dos acadêmicos do curso de História.

O evento contou com a presença do Grupo Folclórico Ucraniano Vesná da cidade de Mafra, que recebeu uma homenagem especial pela sua relevante ação cultural realizada ao longo dos 26 anos de existência comemorados neste ano. E também com a participação especial do artista Maurício Linécia, que além de explicar para o público presente a simbologia das pêssankas, tradição de colorir ovos, que sempre esteve presente na história do povo ucraniano, fez demonstrações da pintura.

A Exposição Comemorativa está aberta ao público até o dia 29 de abril, no horário de expediente da biblioteca da UnC – Mafra. Mais informações e agendamentos de visitas podem ser feitos pelo fone (47) 3641-5545.

Please follow and like us: