Presidente do IAP visita obras no Parque do Monge

O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, visitou as obras no Parque Estadual do Monge, localizado no município de Lapa. As atividades recomeçaram no início do mês, após a aprovação do orçamento pelo Conselho Fiscal do Estado do Paraná. O processo foi paralisado em outubro de 2010, por motivos governamentais.

“Nós entendemos que a área traz muitos turistas e que é importante para a população local, por isso a nossa preocupação em concluir de forma rápida e completa as reformas no Parque. Mais importante que isso é fazer um trabalho bem feito”, explica o presidente do órgão.

A retirada de pinus e eucaliptos, espécies exóticas presentes na região, já foi concluída no mês passado. O processo exigiu mais atenção e tempo por ser um trabalho delicado e cuidadoso, para não destruir a mata nativa. O trabalho é necessário para a recuperação da vegetação natural do local.

“As espécies exóticas invasoras é a segunda causa de perda de biodiversidade no mundo, e a primeira em Unidades de Conservação, como é o caso do Parque do Monge”, esclarece o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas (DIBAP), do IAP, Guilherme Vasconcellos.

A obra está em fase de edificação e locação. A empresa licitada para realizar as reformas tem oito meses, até janeiro de 2012, para entregar o trabalho completo.

Além da locação da estrutura do parque está sendo restaurada a estrada que passa ao lado da área para que moradores não precisem mais passar com seus veículos dentro da área de preservação.

Please follow and like us: