Auxílio a moradores do litoral paranaense será maneira de comemorar a passagem da data
A 1ª CIPM comemorou seu 34º aniversário no mês de abril e, desta vez, irá comemorar de maneira diferente a passagem da data. Por determinação do Comandante da Companhia, Major Carvalho, será realizada uma campanha para arrecadação de donativos para as vítimas do litoral paranaense.
O Major Carvalho trabalhou como subcomandante da Operação verão 2010 e 2011 e acompanhou de perto o flagelo das famílias vítimas das enchentes nas cidades de Morretes e Antonina. Devido a este fato, resolveu concitar a todos para uma Campanha de solidariedade, arrecadando doações de cobertores, colchões e móveis, que serão entregues às pessoas residentes no litoral paranaense.
Todos os Quartéis da Polícia Militar nos nove municípios de responsabilidade da 1ª CIPM serão postos de arrecadação desses donativos. O pedido é de doação de cobertores, colchões e móveis porque é o que os moradores mais necessitam neste momento. Em breve o inverno chegará e este tipo de auxílio será de grande valia. A campanha inicial de doação de alimentos, roupas e água, foi um sucesso, superando as expectativas. Portanto, estes produtos não serão arrecadados no momento.
Contando com a solidariedade da população, o Comandante conclama a todos os cidadãos para participarem da Campanha, que se encerra no dia 31 de maio. E, todos aqueles que quiserem entregar pessoalmente as doações no final da campanha juntamente com a 1ª CIPM poderão seguir juntos até o litoral. Basta manifestar este desejo através da seção de relações públicas da Polícia, para que possa ser viabilizado o deslocamento de todos.
Com certeza, além de aquecer a todos os necessitados, os corações dos doadores também estarão aquecidos e em festa.
CRIAÇÃO DA COMPANHIA
A 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM) foi criada em 19 de abril de 1977 por força do decreto 3.239, sendo ativada pela portaria do comando geral de 15 de agosto do mesmo ano, a qual designou o então Capitão Janary Maranhão Bussmann para seu primeiro Comandante.
Sua área compreende nove municípios: Lapa, Quitandinha, Contenda, Rio Negro, Piên, Campo do Tenente, São Mateus do Sul, Antonio Olinto e São João do Triunfo.
São 6.580 km2 de área com uma população de 189.828 pessoas.
Com o Decreto 5.000 de 22 de junho de 2005, o Comando da Companhia passou a ser cargo privativo de Major e hoje é comandada pelo Major Valdir Carvalho de Souza.