Fundado por freiras em 1906, hoje o São José é o maior Colégio da Lapa com mais de 1.300 alunos
O Colégio São José, na Lapa, foi fundado em 1906 por freiras. No início só abrigava meninas de famílias mais favorecidas e aplicava um regime de internato. Meninas não só da Lapa, mas de toda a região vinham ao São José para estudar. Com o passar do tempo o colégio começou a abrigar meninos. Décadas depois, em 1982, o prédio que abrigava o colégio foi vendido ao governo. O colégio fundado pelas freiras então deixa de existir, dando lugar a uma escola de ensino fundamental e a gabinetes do governo. Outras tantas salas do prédio ficam vazias durante esse tempo. Depois de algumas reformas, em 1992, o então governador do estado, Jaime Lerner, inaugura o Colégio Estadual São José, nos moldes que é até hoje, uma instituição de Ensino Médio.
O Colégio São José hoje é o maior da cidade da Lapa, contando ao todo com 1.306 alunos, 64 professores, 6 pedagogas, além de outros 22 funcionários, entre eles o Diretor do Colégio, Romildo Pontarolo, a diretora auxiliar, Neusa Pasdiora, e o também diretor auxiliar Juciel Vilmar Jungles.
FIGURAS MARCANTES
Juciel é parte marcante da história recente do São José, foi diretor durante 10 anos e a três exerce o cargo de diretor auxiliar.
Outra figura marcante do Colégio é o Porteiro ‘Bigode’, famoso e querido entre os alunos. Bigode já viu várias gerações passarem pelo colégio, ele trabalha no São José desde 1992 e diz lembrar como se fosse ontem o primeiro dia de aula do novo Colégio Estadual, em 14 de março de 1992.
PARTE MÍSTICA
O Colégio São José também tem sua parte mística. Uma lenda conta que uma freira que cuidava do colégio tinha o sonho de transformar o São José em uma escola para crianças carentes, principalmente crianças da antiga Vila Brusca, na Lapa, porém o colégio só abrigava a elite da região. As superioras da freira bondosa não davam ouvidos a sua idéia, e um dia ela teria dito: “Mesmo depois de morta, eu transformarei este colégio particular em uma escola pública para ensinar as crianças carentes”.
Passou algum tempo e a freira faleceu. Coincidentemente, após o falecimento desta irmã, a situação financeira do Colégio São José piorava a cada ano. Por este motivo as freiras decidiram fechar o colégio.
A escola passou a ser do governo, sob os cuidados da Secretaria de Educação da Lapa, que encaminhou as crianças carentes da Vila Brusca para estudarem naquele estabelecimento, que se tornou público. Depois disso, alunos dizem que o terceiro andar do colégio é visitado pela tal freira.
TRADIÇÕES E DESTAQUES
Outras tradições são as festas que acontecem todo ano em comemoração ao aniversário do colégio, o dia do Estudante e a Semana Cultural promovida por professores e alunos.
O São José tem tradição no esporte, as equipes do colégio sempre representam muito bem a cidade da Lapa. O time de Futsal do São José, comandado pelo professor Sandro Guzonni, é a base do time da cidade e Tetra Campeão dos Jogos Colegiais do Paraná – fase regional. O colégio também se destaca em outras modalidades como Vôlei e Xadrez.
INOVAÇÕES
Além de tudo o São José é um Colégio inovador, é o primeiro da Lapa a usar um método de ensino semestral, diferente dos outros colégios de ensino médio. O método vem sendo usado desde 2009 e é semelhante ao da maioria das faculdades. Segundo professores e alunos houve melhora no ensino. Alunos têm menos matérias por semestre e professores têm menos turmas.
O Colégio São José fica na Rua Barão do Rio Branco,1453, no centro da cidade, e é um dos mais importantes da Lapa.