O Colégio tem o apelido de Polivalente devido às diversas disciplinas oferecidas por ele na época de sua fundação
O Colégio Estadual Manoel Antônio da Cunha é mais uma das tradicionais instituições de ensino da Lapa. A escola leva o nome do primeiro professor público da então chamada Vila do Príncipe, posteriormente cidade da Lapa.
Inaugurado em 29 de Outubro de 1978, na gestão do Governador nascido na Lapa, Ney Braga, o Polivalente como também o colégio é conhecido, abrigava no ano de 1979 aproximadamente 442 alunos, divididos em 14 turmas do ensino fundamental. Além das disciplinas básicas, a escola também ofertava outras como Educação para o Lar, Técnica Industrial e Técnica Agrícola, aulas estas que tornavam a escola mais atrativa para os alunos e, por isso, a escola ficou conhecida como ‘Polivalente’.
O colégio de ensino fundamental localiza-se na Rua João Candido Ferreira, n° 608. Atualmente o Polivalente tem 28 turmas de 5° a 8° série, divididas em dois turnos (manhã e tarde), com um total de 898 alunos. A atual diretora é Dorilena Ferreira da Silva, a equipe pedagógica é composta pela Professora Neide Zela e Sueli Murbach, o colégio conta com 55 professores, como o conhecido Professor Adão, e mais 15 funcionários.
A atual diretora Dorilena Ferreira da Silva está a três anos no cargo, ela assumiu em 2009 e desde então é clara a diminuição da violência que envolvia a escola, brigas na saída das aulas ou coisas do gênero não acontecem no Polivalente, destaca a diretora.
O colégio completa 33 anos em 2011. O Polivalente tem uma história digna de um dos maiores colégios da cidade Lapa.
O colégio foi construído na gestão de governador Ney Braga e foi inaugurada no dia 29 de outubro de 1978. O colégio tem esse nome em homenagem a Manoel Antonio da cunha, primeiro professor público na Vila do Príncipe e personalidade histórica precursora das virtudes lapianas.
Quando o colégio iniciou seus trabalhos, tinha 442 alunos, alunos divididos em 14 turmas nos turnos diurno e noturno, tendo a finalidade de ministrar o ensino de 1° Grau de 5° a 8° séries. Além das disciplinas da base comum, a escola ofertava: Técina industrial, Tecnica Comercial, Tecnica agrícola e educação para o lar, aulas estas tornavam a escola mais atrativa para os alunos e por isso a escola ficou conhecida pelo nome de POLIVALENTE.
Atualmente
Desde 2009 – Diretora – Dorilena Ferreira da Silva – não tem vice-diretora
Pedagogas – Neide Zela – Soeli Murbach
55 Professores – 15 Funcionários
Só ensino fundamental – 898 alunos
14 Turmas de Manhã – 468 alunos
14 Turmas de Tarde – 330 alunos