A 1ª Companhia Independente de Polícia Militar divulga os resultados da Operação Cortes, realizada na data do dia 24 de maio e encerrada no início da madrugada do dia 25 de maio.
A família Cortes estava ramificada na área da Primeira CIPM, atuava em toda a região fazendo o tráfico de droga. Com apoio do Ministério Público a Polícia Militar iniciou um trabalho meticuloso de investigação e, no dia 24 de maio, conseguiu efetuar as prisões, logrando êxito na localização de drogas em uma das residências, graça ao apoio prestado pelo Canil do BOPE.
A Polícia Militar afirma que continuará focada na missão e, em breve, com apoio do Ministério Público e da Polícia Federal, estará desencadeando outra operação para tirar de circulação outros traficantes que atuam na Região Metropolitana de Curitiba, com célula na região da Lapa, com grande articulação e poder no mundo do tráfico.
A OPERAÇÃO
Divulgamos, então, como se deu a operação.
Em operação conjunta com Ministério Público, as equipes do Serviço Reservado, ROTAM, Patrulha Rural e apoio do BOPE, a Polícia Militar cumpriu quatro mandados de prisão e cinco mandados de busca e apreensão com os seguintes resultados:
– Prisão de W. R., 23 anos; M. C. C., 19 anos; D. de L. C., 25 anos; J. E. M. L., 33 anos; V. de L. C., 22 anos. Todos residentes na cidade da Lapa.
– Apreensão de um veículo VW Parati, ano 1988, placas COE 5877, em poder de C. D. S. S., que encontrava-se com mandado de busca e apreensão. Também foi apreendido 101 gramas de produto entorpecente (maconha), em poder de J. E. M. L.
– Na residência dos presos foram apreendidos vários objetos que dão indícios de comércio de drogas, sendo eles: cartões de crédito, aparelhos de celular, dinheiro em notas de pequeno valor, extratos bancários, relação de nomes com número de telefones e notas promissórias (Boletins Nº 434147, 434111, 432618, 435802, 435563, 436189, 436167 e 426233).
“Continuam as investigações para tirarmos de circulação os indivíduos que estão envolvidos com o tráfico de droga”, afirmou Major Carvalho, Comandante da 1ª CIPM – Lapa.
OPERAÇÃO FAMÍLIA CORTES
Foi feita a prisão em fragrante delito de J.H.P., mais conhecido como Mirto, no dia 1º de março, pela equipe da PM2. Em revista pessoal foram encontradas três buchas de cocaína dentro de sua cueca, sendo Mirto e a droga entregues a 9ª DRPC, conforme BOU 2011/185651.
No dia 29 de março a equipe P2 abordou, em via pública, o veículo Fiat Pálio de placas IGS-2365, que era conduzido pela mulher C.L.C, esposa de Mirto, e que estava parado próximo ao automóvel VW Gol, também estacionado. Neste momento a equipe deu voz de abordagem, sendo que C.L.C. tentou se evadir, mas foi impedida pelos agentes. Como se tratava de uma mulher, a abordada foi encaminhada ao Quartel da 1ª CIPM onde, em revista pessoal realizada por uma policial, nada de ilícito foi encontrado. Porém, no interior de seu veículo (Fiat Pálio) foram encontradas quatro buchas de cocaína, prontas para a venda. C.L.C. foi encaminhada a 9ª DRPC e autuada em flagrante por tráfico de drogas. BOU 2011/265074.
Em data de 2 de abril a equipe do Serviço Reservado recebeu denúncias de que R. B. L. e seu amásio de nome A. M. F. W., estavam o dia todo vendendo drogas em sua casa situada no Bairro Jardim Esplanada, na Lapa/PR, Nesta mesma data, dois de abril, três indivíduos teriam ido buscar drogas em Curitiba para as pessoas citadas. Diante o relato em tela, agentes do serviço reservado efetuaram vigilâncias e viram quando duas pessoas, identificados como M. P. A., vulgo Max, e a menor A. L. L., alcunha Lana, que é sobrinha de R. B.L., entraram no pátio da casa de R. B. L. e foram recebidos por ela e seu amásio (M. F. W.), momento este que a equipe deu voz de abordagem. Os suspeitos adentraram a residência e tentaram dispensar uma mochila no banheiro, que foi encontrada pela PM. Em seu interior havia 600g de “crack”, 200g de cocaína e uma balança de precisão. Depois do flagrante, indagado a R. B. L. se havia mais drogas, ela entregou outras nove buchas de cocaína, prontas para a venda, e que estavam dentro do forno micro-ondas e R$ 724,25 (setecentos e vinte e quatro reais e vinte e cinco centavos) em dinheiro. Todos os envolvidos tiveram seus direitos garantidos e, juntamente do material apreendido, foram entregues na 9ª DRPC para que a autoridade competente tome as devidas providências.
No interior na casa também estava a pessoa de S. S. S., alcunha Tessinha, que confessou ter acompanhado Max e Lana até a capital paranaense para buscar as drogas a mando R. B. L. Todos foram entregues na 9ª DRPC e autuados em flagrante e ato infracional pelo crime de tráfico de drogas. BOU 2011/276716.
Não foi possível enquadar as pessoas citadas no crime de tráfico de drogas, por conta do modus operandi da família. Na data de 24 de maio foram cumpridos quatro Mandados de Busca e Apreensão e prisão (por associação ao tráfico de drogas), sendo que não foram encontrados objetos ilícitos, mas foram apreendidos objetos de mídia (computadores e celulares), extratos bancários, cartões de crédito e dinheiro.
Conforme BOU 2011/435563, no dia 24 de maio, foi cumprido Mandado de Busca e Apreensão na residência de D. L. C., conhecida como Daia, sem resultado. Porém, foi cumprido Mandado de Prisão em desfavor da mesma, por associação ao tráfico de drogas. D. L. C. foi entregue na 9ª DRPC, onde permanece presa.
O homem W. R., amásio de Daia, está cumprindo Mandado de Prisão desde o dia 24 de maio por associação ao tráfico de drogas, conforme BOU 2011/436189, e permanece preso na 9ª DRPC.
Conforme BOU 2011/434147, no dia 24 de maio, foi cumprido Mandado de Busca e Apreensão na residência de Daia, sem resultado. Porém, foi cumprido Mandado de Prisão em desfavor da V.L.C., por associação ao tráfico de drogas, a qual foi entregue na 9ª DRPC, onde permanece presa.
Também foi efetuada a prisão da mulher M.C.C., presa por associação por dar apoio à família Cortes.
Também foi cumprido Mandado de Busca e Apreensão no dia 24 de maio contra J.E.M.L, conhecido como Divo, sendo apreendido 96g de “maconha” em sua residência. Divo foi encaminhado a 9ª DRPC e enquadrado pelo crime de tráfico de drogas.