Morador da área rural: quais cuidados devem ser tomados para a sua segurança
O comandante da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM) orienta os moradores da área rural dos municípios da região sobre algumas atitudes que podem ser tomadas para se prevenir assaltos e situações de perigo.
Mantenha cadeados nas porteiras, portões de acesso à propriedade. É importante também manter trancados os locais de armazenamento de insumos e maquinários. Morador, não deixe chaves em locais que tragam risco à segurança (como em troncos de árvores, sob pedras etc.).
Instale sistemas de segurança, como alarme de som e luz em pontos estratégicos da propriedade. Instale equipamentos de segurança nos maquinários, de forma que dificulte sua locomoção e mantenha-os em galpões trancados. Vistorie periodicamente a propriedade, verificando cercas, animais, acessos.
Evite rotina, alterando horários, caminhos e condutas. Outra atitude importante: não comente particularidades sobre sua família, seus bens e sua propriedade, orientando seus funcionários a fazer o mesmo.
Esteja atento a compradores e vendedores estranhos. E tenha muito cuidado com negócios muito fáceis e lucrativos! Evite manter na propriedade objetos de valor ou somas em dinheiro. Recorra sempre a bancos para depósitos e pagamentos.
Quando for contratar novos funcionários, peça referências, cheques-as e procure o máximo possível de informações sobre eles, como onde moram e locais que freqüentam.
Ao alugar o imóvel, certifique-se para quem e para qual a finalidade é o aluguel, anotando dados como os do veículo. Mantenha os telefones úteis em local de fácil acesso, tais como o da Polícia Militar, de vizinhos, de amigos e parentes.
Animais que possam denunciar a chegada de estranhos, tais como cachorro e ganso são excelentes instrumentos de segurança.
Ao se aproximar da propriedade, verifique sinais exteriores de irregularidades e não tenha pressa de entrar. Verificando situações suspeitas, solicite ajuda à Polícia.
Personalize máquinas e implementos a fim de facilitar seu reconhecimento imediato após o cometimento de crime. Guarde em local adequado as ferramentas de uso diário (facão, foice, pá, serras etc.), pois podem ser furtadas e utilizadas contra você ou para arrombamentos.
Ao perceber veículos e pessoas estranhas na região, anote o maior número possível de dados e peculiaridades, a fim de transmiti-los à Polícia e aos vizinhos.
Caso for vítima de roubo, não reaja! E no caso de crime, informe a Polícia os detalhes, preserve o local e registre o boletim de ocorrência.
Com estas atitudes você estará cuidando de si e de sua família, colaborando com a segurança em geral.
Major Carvalho – Comandante da 1ª CIPM – Avenida Manoel Pedro, 2271 – LAPA- PR – Telefones: 190 ou (41) 3622-2743.