Iniciaram no Núcleo de Educação Física do campus Universitário de Mafra, as avaliações físicas dos 300 idosos participantes da Academia da Terceira Idade.
São realizados diversos testes como: composição corporal, aptidão cardiorrespiratório, flexibilidade, agilidade, equilíbrio e força, além de exames metabólicos (colesterol, glicemia) oferecidos pelo Laboratório RioLab. Para realização da bateria de testes, trabalham uma equipe de 12 acadêmicos e 3 profissionais de Educação Física.
Essas medidas são de suma importância para verificação dos níveis de aptidões que se encontram esses participantes obtendo subsídios de resultados e prescrições mais adequadas a situação individual.
As Academias da Terceira Idade (ATI) tem como objetivo promover e orientar uma atividade física voltada para a saúde dos idosos, uma iniciativa do Mafra em Forma da Secretaria da Saúde de Mafra, da Unimed Riomafra, do Projeto Viver, da Concessionária Fiat Maxicar e da Universidade do Contestado – Campus de Mafra através do Núcleo de Educação Física.