Um giro pela História

  • 1 de julho de 1976 – Assume o comando do 15 GAC o Tenente Coronel Irapuan Menezes Coelho da Silva.
  • 1 de julho de 1983 – Falece em Curitiba, Flávio Suplicy de Lacerda, nascido na Lapa em 04/10/1903, filho de Manoel José Correa de Lacerda e Alice Maria Suplicy de Lacerda.
  • 1 de julho de 1983 – Falece em Curitiba Flávio Suplicy de Lacerda, nascido na Lapa em 04/20/1903 filho de Manoel Correa de Lacerda e Alice Maria Suplicy de Lacerda. Casado com Dalila de Castro Lacerda. Foi engenheiro da Prefeitura de Curitiba, Oficial do 5º Batalhão de Engenharia, engenheiro da Estrada de Ferro Monte Alegre, da Companhia Força e Luz do Paraná e chefe do tráfego de Rede de Viação Paraná – Santa Catarina, Secretário Viação e Obras Públicas do Paraná, Reitor da Universidade do Paraná em 1950 e Ministro da Educação e Cultura 1964 – 1966. Foi autor do Livro “Resistência dos Materiais.”
  • 2 de julho de 1902 – Decreto estadual nº 243, “cria um distrito policial com a denominação de Areia Branca na Lapa” fixando também seus limites que foram retificados dias depois.
  • 2 de julho de 1903 – Festa de benção da capela da Mariental, inaugurada no dia 07/04 do mesmo ano pelo Bispo D. João de Camargo.
  • 2 de julho de 1832 – Professor João Francisco dos Santos inicia aulas com 54 discípulos.
  • 4 de julho de 1903 – Câmara Municipal, por iniciativa do vereador João Westphalen, autoriza o prefeito a adquirir terreno para uma colonização, angariar colonos outorgar escrituras, contração medição e demarcação e tudo o que necessário for para tais fins.
  • 5 de julho de 1853 – Deixa a função pároco da Lapa, depois de exercê-la durante 47 anos, o Padre José Luiz de Carvalho.
  • 6 de julho de 1806 – É instalada a Câmara Eclesiástica da Vila Nova do Príncipe pelo ouvidor geral e corregedor da Câmara de Paranaguá, Antonio Carvalho Fontes Henrique Pereira
  • 6 de julho de 1872 – A Câmara Municipal por proposta de Vereador Andrade resolve encomendar pesos, medidas e balança para substituir o antigo sistema de medidas pelo sistema métrico.
  • 6 de julho de 1899 – Nasce na fazenda “Campo Limpo”, município de “Cruz das Almas” na Bahia, o Dr. Aloísio Leoni, formado pela Faculdade de Medicina da Bahia. Filho de Augusto e Alice Leoni, foi casado com Maria de Paula Xavier com quem teve três filhas: Beatriz, Lucia e Márcia Tereza.
  • 7 de julho de 1854 – Nasce em Tetzlafshagen, (Pomerania) Alemanha, Hermann Ferdinand Theodor Eheke, mais conhecido como Germano Eheke.
  • 7 de julho de 1894 – Lei nº 104 do Governo do Estado do Paraná, manda erigir na cidade da Lapa, um monumento às memórias do General Carneiro e Coronel Dulcídio.

Erramos!

O nosso leitor assíduo, Carlos Zatti, nos fez um alerta:“Na edição 1651, na coluna Giro na História, onde se lê ‘29 de junho de 1832 – A Comarca da Vila do Príncipe…’, deve ser corrigido por ‘29 de junho de 1832 – A Câmara da Vila do Príncipe’. Naquele tempo a Comarca era ‘de Paranaguá e Curitiba’, com sede, ainda, em Paranaguá.”

-o-o-

Agradecemos a sempre relevante contribuição de Zatti no conteúdo deste semanário! Se você, leitor, tiver curiosidades históricas sobre a Lapa que sejam interessantes de divulgar, contribua! A cultura lapeana agradece!

Esses acontecimentos são parte importante da história da Lapa. Se você quiser contribuir com datas marcantes na história da cidade, entre em contato com A Tribuna Regional. Telefone: 3622-2389 Email: tribunalapa@gmail.com

Please follow and like us: