CREAS e Cerene realizará grupo de apoio a adolescentes e familiares em dependência química
No dia 5 de julho, próxima terça-feira, será realizado o primeiro encontro do Grupo de Apoio para Adolescentes e Familiares em Dependência Química, no Adolescentro, na Lapa. O grupo será coordenado pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e pelo Cerene.
Os encontros serão semanais, sempre às terças-feiras, em dois horários: às 9h30 e às 13h30, para oferecer orientação e apoio aos dependentes e suas famílias.
Todos estão convidados a participarem, buscando apoio e dando apoio aos demais. A intenção é oferecer orientação e assistência aos que se vêem envolvidos com a dependência química.
Para mais informações a respeito do grupo, basta entrar em contato com a Liziane, pelo telefone 41-3911-1083.O Adolescentro está localizado na Rua Otávio José Kuss, n.º 383, no centro da Lapa, ao lado do Conselho Tutelar.
Você conhece o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS)? Sabe quais são suas funções?
O CREAS é uma unidade pública e estatal que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos. Ali podem procurar ajuda pessoas de qualquer idade, que sofreram tanto violência psicológica, sexual, física como doméstica.
No local, profissionais da área de psicologia e assistência social atuam de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. A articulação no território é fundamental para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução de situação apresentada.
O CREAS oferta acompanhamento técnico especializado desenvolvido por uma equipe multiprofissional, de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida. O atendimento pode ser ofertado tanto nas próprias instalações físicas do CREAS quanto por meio do deslocamento das equipes em territórios e domicílios.
Os serviços oferecidos são divididos por público. Há os direcionados a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, os de indivíduos que enfrentam afastamento de convívio familiar devido a aplicação de alguma medida judicial, também para as pessoas com deficiência, idosas e suas famílias.
Os profissionais do CREAS ainda trabalham com o serviço de abordagem social. Nesse caso, o objetivo é fornecer amparo e acompanhamento assistencial a pessoas que utilizam as ruas como forma de moradia ou sobrevivência ou que são vitimas de exploração sexual ou trabalho infantil.
As mulheres que sofrem algum tipo de violência, seja física ou psicológica, podem buscar ajuda no CREAS.
Onde: Rua Otavio Kuss, 369, Centro (Anexo ao Conselho Tutelar)Fone: 41-3911-1083