Lendo a Revista Destaque do Paraná – Informativo – Edição 25-Ano 5- Londrina Paraná – Junho 2011 – Página 19, qual não foi minha surpresa e emoção ao constatar uma fotografia minha com o saudoso Maestro João Francisco Mariano, tirada nos idos 1960. Portanto, 50 anos atrás.
Ao olhar a foto me veio à lembrança a querida pessoa do Sr. João Mariano: Maestro, Músico, Professor de Música de centenas de pessoas na Lapa, a par de sua personalidade nobre, educada e tantos outros predicados que ornavam sua pessoa.
Os pensamentos e as recordações se solveram ao passado, ao vizinho da frente da casa, do amigo da família, do Professor de Música… E aí Sr João, me lembrei de quando eu apreendia a tocar violino, sob sua orientação, e não pude me furtar do prazer da ilusão, do encanto, quando a seu lado, tocando saxofone tenor ou clarinete, e eu ao violino, executávamos umas músicas muitos lindas: ”Minueto” de Beethoven e outras como “Serenata” de Schubert.
Pode ter certeza, Sr. João Mariano, hoje já no crepúsculo da vida, posso dizer com toda honra que poucas pessoas encontrei na caminhada da vida com tantos predicados iguais a V.Sa.
O Senhor motivou nas almas de seus alunos, música, encanto, belezas de sentimento e hoje, pensando na vida, posso afirmar que a maior riqueza do Ser Humano é o encanto, o sonho, a saudade, o bem querer e a estima entre os seres humanos.
Recordar aquele momento que a fotografia eternizou é uma jóia da recordação, uma jóia de saudade. E encontrar nós mesmos num longínquo momento, foi uma emoção tão grande quanto uma vida.