Alguns dizem que a Lapa está um verdadeiro canteiro de obras, devido às várias construções em andamento no município. Trata-se do aquecimento da construção civil, mas também no investimento em obras públicas.
A Tribuna foi conferir como está o andamento das obras governamentais. Nesta edição o Parque Linear e a Praça da Rua da Fonte do Quebra Potes.
ADEUS ENCHENTES
Uma das maiores obras de infraestrutura já realizada na Lapa. O Parque Linear tem um custo inicial de R$ 14.119.670,82, no entanto com os valores que a prefeitura vai utilizar para a readequação de ruas, grades de proteção na Tancredo Neves, construção de uma pista para caminhada ao lado da ciclovia e outros, o valor chega aos R$ 15 milhões. As obras atingem diretamente vários bairros da cidade, como Vila São José, Vila do Príncipe, Barcelona e Centro. Serão construídos 2,3 quilômetros de ciclovia ligando os bairros ao Parque Linear. O local, depois de pronto, vai contar com um lago com chafariz, quatro quadras poliesportivas, churrasqueiras, iluminação, banheiros, mirante, estacionamento, além de obras que vão melhorar a infraestrutura da cidade como a recuperação de vias ao entorno do parque e a eliminação de esgotos clandestinos.
O Parque Linear, antes mesmo de pronto, está cumprindo com um de seus principais papéis: evitar as enchentes nos bairros próximos ao rio.
RUA DA FONTE
A construção da Praça na Rua da Fonte do Quebra Pote faz parte das obras do Parque Linear. Desde março de 2011 funcionários estão trabalhando para a construção da Praça no antigo Beco do Quebra Pote. O lugar será mais uma área de lazer no centro da cidade e vai contar com duas quadras poliesportivas, parquinho, projeto de recuperação e preservação da Fonte e iluminação de destaque.
O Beco do Quebra Pote, nos séculos XIX e XX, era o local usado para abastecimento da cidade. Pesquisas arqueológicas mostram também que mais tarde o antigo beco foi usado como local de descarte de lixo doméstico proveniente das residências mais ricas. Já foram encontrados no local fragmentos de cerâmicas, louças holandesas, inglesas e chinesas, faiança fina, além de vidros e ferro.
Segundo a Prefeitura Municipal as obras do Parque Linear e da Praça na Rua da Fonte têm previsão de término para dezembro de 2011.