A Secretaria de Estado da Saúde vem a público prestar esclarecimentos sobre o Hospital São Sebastião da Lapa.
1- O Hospital São Sebastião da Lapa, desde sua fundação em 1927, caracteriza-se como hospital para atendimento de tisiologia (pacientes de tuberculose). O Paraná tem registrado uma média de 2.500 novos casos de tuberculose por ano, o que justifica a necessidade de um hospital estadual específico para o tratamento da doença.
2- Qualquer alteração em seu foco de atendimento está condicionada à adequação da unidade, quanto à capacidade da rede elétrica, da instalação da rede do esgoto e mudanças físicas do hospital.
3- O governo atual não fará nenhuma ação nesse sentido sem o devido planejamento. O objetivo é garantir o atendimento à população de forma qualificada, com profissionais contratados e equipamentos disponíveis, condição preliminar para não colocar em risco a saúde da população.
4- Após visita técnica, realizada nos últimos dias, foram identificados dois espaços no hospital que, após reforma, viabilizarão mais leitos para tisiologia, o que está possibilitando o retorno de leitos de internação pediátrica. A decisão do retorno da pediatria levou em conta a série histórica de atendimento dessa área na unidade da Lapa.
5- Comissão de sindicância instalada pela Sesa verifica em que circunstâncias foram impressos 500 mil jornais para distribuição à população com informações inverídicas sobre a atuação do Hospital São Sebastião da Lapa. A direção do hospital encontrou 60 mil jornais estocados em uma sala da instituição. Os jornais falam sobre o novo Centro Cirúrgico do hospital e sobre sua atuação como hospital geral, o que não corresponde à verdade. O Centro Cirúrgico, inaugurado em dezembro de 2010, nunca realizou nenhum procedimento cirúrgico, já que a construção não estava finalizada e o hospital não tem condições para instalar novos equipamentos sem uma ampla reforma no sistema elétrico, segundo laudo da Copel.
6- Profissionais e técnicos do hospital, e mesmo os pacientes atendidos, verificam a constante queda de energia, pois o sistema está sobrecarregado.
7- O governo do Paraná reforça sua parceria com a população da Lapa e de todo Paraná para promover a saúde de sua gente. Também reforça a parceria com a prefeitura municipal da Lapa, que propiciou à administração local a transferência da maternidade municipal para o Hospital Estadual Hipólito, localizado no centro da cidade, para adequação da maternidade solicitada pelo Ministério Público e Vigilância Sanitária.
8- A Secretaria de Estado da Saúde convidou uma comissão de lideranças da região para conhecer o Hospital São Sebastião da Lapa e constatar sua potencialidade e especialidade. O convite foi aceito e a visita deverá ocorrer na próxima quarta-feira, 21/09/11.
Publicado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) no dia 19 de setembro de 2011, no endereço eletrônico: http://www.sesa.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1957&tit=Nota-de-EsclarecimentoHospital-Sao-Sebastiao-da-Lapa