Ecopesca: Pesca com responsabilidade

O objetivo desse informativo não é ensinar a pescar, mas sim, repassar a você, pescador amador, informações úteis no seu exercício de lazer que é a pesca amadora.

A você, pescador amador, que tem na pesca seu contato com a natureza, com os rios, com as matas ciliares, com a flora e a fauna, queremos solicitar a ajuda no sentido de conscientizar aquelas pessoas que ainda usam materiais predatórios, tais como: redes de espera, tarrafas, espinhéis, covos, explosivos e outros instrumentos de destruição.

ONDE PESCAR:

Quando acampar as margens dos rios, represas ou lagos lembrar que são áreas de preservação permanente, onde não é permitido cortar árvores ou vegetação, pois são espécies de vegetais que compõe as matas ciliares, com importante função de proteção das margens.

São as matas ciliares que fornecem abrigo e alimento aos animais e aves e principalmente aos peixes.

NÃO ESQUEÇA:

Lembrar também de não deixar lixo nas margens dos rios, lagos e represas e principalmente não jogar lixo na água, pois são fontes de poluição que prejudicam o meio ambiente. Todo lixo gerado deve ser trazido e colocado em locais adequados, lembrando sempre que os materiais recicláveis devem ser separados para reaproveitamento.

Solicitamos também a você, pescador amador, que dentro das possibilidades, oriente as pessoas em relação ao lixo e também colete e traga o lixo que você encontrar deixado por pescadores menos cuidadosos e conscientes.

E muito importante lembrar que não deve coletar plantas, flores e qualquer outro material do meio ambiente, pois com isto se estará provocando também um desequilíbrio prejudicial aos ecossistemas.

Please follow and like us: