Ministério da Saúde anuncia nova estratégia para ampliar a doação de órgãos

Com a meta de que até 2015 o País atinja a marca de 15 doadores por milhão de pessoa, o Ministério da Saúde anunciou novas ações para atingir esse objetivo, durante a Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Entre as ações, está a assinatura de um convênio com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O objetivo da medida é capacitar os profissionais e instalar centros de captação e procura de órgãos. O coordenador do Comitê Estratégico para o Desenvolvimento de Novos Centros de Transplantes, Silvano Raia, fala da novidade da ação: “O envio de profissionais sêniores, experiente para permanecer dois meses nos pólos de desenvolvimento para coordenar os profissionais que receberam estágios e cursos previamente.”

Além disso, ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressalta que esse convênio terá como objetivo também humanizar o atendimento aos pacientes do SUS. “Treinar os médicos e enfermeiros, profissionais de saúde, no que chamamos no momento de dar uma má notícia. A gente sabe que a forma como o profissional de saúde dá a notícia de que aquela pessoa não tem mais condições de vida sobreviver ou que morreu é decisiva para aumentar os doadores. Então atendimento humanizado, acolhimento humanizado por todos os profissionais de saúde, o atendimento rápido é decisivo para aumentar os doadores.”

Além dessa capacitação, o Ministério lançou um site exclusivo sobre doação de órgãos. Lá, pacientes, cidadãos, médicos e gestores terão todas as informações necessárias sobre os procedimentos e esclarecimento sobre as principais dúvidas da população. Saiba mais em www.saude.gov.br/portaltransplantes

Please follow and like us: