No dia 23 de setembro, aproximadamente cem policiais militares da Reserva Remunerada, residentes nos municípios que abrangem a área da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) se reuniram na sede recreativa da Cooperativa Bom Jesus, na cidade da Lapa. O evento, denominado “1º Encontro da Velha Guarda”, teve início às 19h30 e contou com a realização de um jantar visando a confraternização daqueles Policiais Militares que dedicaram grande parte de suas vidas à Polícia Militar do Paraná (PMPR) e que, ao passarem para a Inatividade, deixaram de participar do dia-a-dia da vida em caserna. Muitos deles perderam o contato com os antigos colegas de farda, quer sejam ativos ou inativos.
Foi uma noite para atualizar a conversa, para reviver momentos e histórias da época da ativa. Um encontro de velhos e bons amigos que, enquanto na ativa, formaram uma boa relação de amizade, pois ficavam, não poucas vezes, mais próximos aos companheiros em serviço do que de suas próprias famílias.
O Major Carvalho, comandante da 1ª CIPM, falou da importância deste encontro que objetivou resgatar os laços de amizade entre os policiais da reserva e, principalmente, demonstrar a importância que todos têm para a PMPR, pois fizeram a história da 1ª Companhia Independente da PMPR no período em que compunham o seu efetivo e trabalhavam em prol da segurança pública da população. Nada mais justo do que homenageá-los, promovendo este encontro para consolidar a amizade construída ao longo de suas carreiras e que levarão no transcorrer de suas vidas.
Muitos foram os elogios prestados pelos policiais da Reserva Remunerada à iniciativa do Comandante da 1ª CIPM, Major Carvalho, ocasião em que externaram suas alegrias de estarem presentes no encontro. Como disseram, ficará marcado em suas memórias, pois se sentiram valorizados e lembrados. Cada participante do encontro recebeu como lembrança uma caneca de chopp personalizada, que será guardada para que não esqueçam da noite memorável na vida de cada um dos presentes.