TURISMO – Rodrigo Leal/Metro Curitiba

Maria Fumaça volta a operar em junho de 2012

A Maria fumaça que fazia o passeio de Curitiba à Lapa deve voltar a funcionar em junho de 2012. O projeto de restauro é conduzido pela ABPF-PR (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária Regional Paraná) e conta com mão de obra voluntária.

Por um ano a locomotiva fará o trecho de 8 km entre Curitiba e Pinhais. “É um passeio curto para testar a máquina. Precisamos analisar seu funcionamento para a viagem até a Lapa, que tem 80 quilômetros”, explica Leon Henrique Pereira, ex-ferroviário que trabalha na ABPF-PR.

A locomotiva está 80% restaurada, processo que é feito em Rio Negrinho, Santa Catarina. Já os vagões, 50% restaurados, estão em Curitiba.

Segundo Pereira os bancos terão de ser confeccionados porque foram roubados. “Depredaram o patrimônio que estava abandonado. Estamos usando os poucos que restaram como modelo para fazer os novos”, conta.

A Maria Fumaça é de 1884. “Há vagões em que Getulio Vargas andou, além de locomotivas a vapor fabricadas no Estado com mão de obra da rede ferroviária, é uma obra de arte”, comenta Pereira.

Quem quiser ajudar o projeto pode entrar em contato pelos telefones: 3089-0520 e 8414-1551.

Please follow and like us: