O Centro Histórico da cidade da Lapa amanheceu depredado na manhã de quinta-feira, dia 6 de outubro. Vândalos picharam paredes e monumentos históricos, causando danos e prejuízo a bens que são de todos os cidadãos lapeanos.
Agora, o poder público terá que desembolsar dinheiro para recuperar a pintura e os demais estragos cometidos por pessoas que não possuem educação a respeito do que significa bem público, que é de todos, sem distinção.
Surgem indagações a respeito do que gera esta atitude na juventude: falta de ocupação, falta de educação, falta de cultura. Mas, independente das causas, a cidade histórica não pode tolerar estas atitudes e não deve deixar que se repitam.
Locais como o conhecido calçadão, atrás da Casa dos Cavalinhos, é famoso pela concentração de jovens, muitas vezes desocupados, e vândalos. É preciso mais policiamento no local para dar maior segurança ao patrimônio e às pessoas que transitam pelo lugar, principalmente à noite.
As fotos foram tiradas por um turista que estava na cidade na quinta-feira e não esperava encontrar esta situação na Capital Brasileira da Cultura.