Procissão de Nossa Senhora Aparecida, no Feixo, surgiu há sete anos para agradecer graça alcançada há sete anos
Há sete anos a comunidade do Feixo, na Lapa, realiza procissão em louvor a Nossa Senhora Aparecida, sempre no dia 12 de outubro, aproveitando a data também para festejar o dia das crianças e presentear os pequenos.
A iniciativa da procissão partiu de Terezinha Pavão Batista, 72 anos, por conta de graça alcançada por intermédio da Santa. Ela conta que, em 2004, foi ao médico e recebeu a notícia de que teria que fazer uma cirurgia do coração, uma ponte de safena. Preocupada com sua saúde, chegando em casa se deparou com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Olhando para ela começou a rezar e pedir auxílio em sua doença.
Um mês depois, com a cirurgia marcada, Terezinha se preparou para embarcar no ônibus que a levaria ao hospital, em Curitiba. Quando chegou no ponto do transporte, recebeu a notícia de que não precisaria mais fazer a cirurgia. “Então no mesmo ano em que recebi a graça comecei a comemorar junto com meus filhos, amigos e todos que tenham fé em Nossa Senhora Aparecida”, explica ela.
Hoje cerca de 200 pessoas participam da procissão que inicia às 8h30, na casa de Terezinha, passando pela rua principal seguindo até a Igreja, onde acontece a missa. A Santa é deixada na capela e, à tarde, acontece outra procissão. Por volta das 15h a comunidade se reúne novamente na casa de Terezinha. Neste momento, as pessoas dão testemunho de graças alcançadas e a segunda procissão contorna a vizinhança.
“Prometi para mim mesma que irei fazer esta comemoração até quando eu estiver com saúde, porque se hoje estou aqui é por graças a Deus e a fé que tenho em Nossa Senhora Aparecida, por ter atendido as minhas preces”, afirma Terezinha.
Após a segunda procissão, é a hora de comemorar o dia das crianças. Canta-se os parabéns e é feita a distribuição de lanche, doces e brinquedos. Para fazer a festa da criançada, Terezinha doa os doces e conta com a ajuda de parentes de Curitiba que arrecadam brinquedos para a comunidade, além de diversas pessoas que contribuem financeiramente para deixar a festa caprichada.
Foto 1: A precursora da procissão no Feixo, Terezinha (à esquerda), junto a seus familiares e a Nossa Senhora Aparecida.
Foto 2: A comunidade participa ativamente da procissão, que sai da casa de Terezinha em direção à Igreja do Feixo.
Foto 3: As crianças são lembradas no dia da procissão: brincadeiras especiais para os baixinhos.
Foto 4: Um lanche especial é servido para as crianças, com colaboração de familiares e da comunidade.