A produção orgânica de leite de búfalas da Estação Experimental do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), na Lapa, será certificada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).
A entrega do diploma acontece durante um café da manhã que será oferecido no auditório da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, em Curitiba, na segunda-feira, dia 10 de outubro, às 8h30.
Estarão presentes os secretários da Agricultura, Norberto Ortigara, e da Ciência, Tecnologia e Ensino superior, Alípio Santos Leal Neto, o presidente do Iapar, Florindo Dalberto, e o presidente do Tecpar, Júlio Felix.
O certificado de produção representa um diferencial no mercado para o produtor de orgânicos porque confere uma garantia ao consumidor. A entrega da certificação significa que o produtor está seguindo os padrões internacionais para a produção orgânica.
Segundo o pesquisador José Lino Martinez, da Estação Experimental do Iapar na Lapa, a demanda por laticínios produzidos com leite de búfalas no sistema orgânico está crescendo rapidamente. Por isso, a atividade tem grande potencial como opção de renda para a agricultura familiar.
Ainda de acordo com o pesquisador, o certificado assegura que as pesquisas desenvolvidas pelo Iapar têm base na realidade dos produtores, buscando garantir que as tecnologias sejam geradas sob as mesmas condições e dificuldades que uma propriedade conduzida no sistema orgânico enfrenta no seu cotidiano.
SERVIÇO
O que: Certificação da produção orgânica de leite de búfalas da Estação Experimental do IAPAR na Lapa
Quando: 10 de outubro, às 8h30
Onde: Auditório da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento – Endereço: Rua dos Funcionários, 1559 – Curitiba – PR