Um grupo de professores municipais da Lapa, juntamente com a Secretaria de Educação Municipal, em dezembro de 2010 deu início a uma discussão sobre o Estatuto do Magistério.
Em junho de 2011 o reestudo foi finalizado por parte dos docentes e entregue a Secretaria de Educação com os ajustes desejáveis.
A partir desse momento ficou a expectativa, por parte de alguns educadores, de que ele fosse revisado e encaminhado às autoridades responsáveis para sua avaliação e fosse aprovado e sancionado até o dia 15 de outubro de 2011.
Infelizmente, isso não aconteceu. Fica agora uma grande esperança de que este documento, que não é apenas de caráter organizacional mas uma conquista dos profissionais da educação, seja concluído o mais rápido possível (de preferência antes do ano de 2012).
Segundo Paulo Freire, “a luta dos professores em defesa de seus direitos e de sua dignidade deve ser entendida como um momento importante de sua prática docente, enquanto pratica ética. Não é algo que vem de fora da atividade docente, mas é algo que dela faz parte.”
Parabéns a todos os educadores que interagem eticamente com o pensamento de Paulo Freire.