Dia Mundial da Osteoporose destaca a importância da prevenção desde a infância

Na quinta-feira, dia 20 de outubro, comemorou-se o Dia Mundial de Combate à Osteoporose. A osteoporose é uma doença que provoca a degeneração gradativa da massa óssea, tornando os ossos mais frágeis e sujeitos a fraturas. Mas ao contrário do que muitos pensam, a osteoporose não aparece apenas em adultos com mais de 60 anos. O problema pode aparecer também na infância, atingindo crianças e adolescentes, principalmente para aqueles que têm intolerância a lactose. Por causa do grande número de pessoas que começam a apresentar sinais da osteoporose cada vez mais cedo, o Ministério da Saúde desenvolveu para este ano uma campanha com o foco na prevenção desde a infância, conforme explica a coordenadora da Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, Luiza Machado: “A prevenção começa na infância. A criança que tem uma alimentação saudável rica em cálcio, que pega sol, o sol é fundamental por causa da vitamina D. Hoje você não vê isso, você vê crianças se alimentando de refrigerantes, hambúrgueres, e a gente tem que estimular. Por isso que o tema da campanha é a prevenção da osteoporose, da criança a pessoa idosa.”

O coordenador do Centro de Ortopedia da Criança e do Adolescente do Into, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Pedro Henrique Mendes, explica como a osteoporose também pode atingir crianças e adolescentes: “Na verdade, as crianças que têm intolerância a lactose por conseqüência tem uma baixa ingestão de cálcio. E isso leva a uma fraqueza óssea, a fraturas e tudo mais. E nós temos um grande número de pacientes tratados dessas faturas lá.”

Estimativas do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia mostram que a partir dos cinquenta anos, cerca de 30 por cento das mulheres e 15 por cento dos homens terão a doença. Atualmente, o tratamento é feito basicamente com medicamentos e cuidados em casa para evitar quedas e fraturas, além de exercícios físicos moderados.

Please follow and like us: