Exército cria Espaço Cultural próximo ao Pantheon

A casa ao lado do Pantheon voltará a ser ocupada pelo 15º GAC AP

Até o ano de 2008 o Exército Brasileiro ocupou a casa ao lado do Pantheon dos Heroes, na Lapa. Mas, por conta de uma contestação jurídica sobre os limites de responsabilidade do exército foi determinado que se retirasse a guarda do local já que o Pantheon é patrimônio municipal e não federal.

Mas, agora o 15º GAC AP voltará a ocupar o local. Para isso, foi criado ao lado do Pantheon, um espaço cultural chamado “General Sisson”, que foi transformado em área militar, permitindo juridicamente a presença de oficiais no local.

Por conta destas modificações haverá diariamente um militar de serviço no local, que reunirá acervo histórico sobre a Revolução Federalista, em especial à atuação de General Sisson na batalha do Cerco. O militar do local prestará esclarecimentos aos turistas a respeito da história do município.

Quanto à presença dos militares no local e o conseqüente respeito que impõem aos cidadãos, espera-se que a ação dos vândalos diminuam na região. No entanto, o Tenente Coronel Chiesa, comandante do 15º GAC AP, alerta que “o soldado que estiver de serviço poderá contribuir como qualquer outro cidadão para que o patrimônio histórico da cidade seja preservado dos vândalos”.

O Exército Brasileiro, através dos militares do 15º GAC AP, não tem autoridade para fazer qualquer tipo de guarda no Pantheon dos Heroes. “Este não é o objetivo do novo espaço, mas se espera que, com a presença de um militar a área se torne mais humanizada e não sofra com os atos de vandalismo que aconteceram nas últimas semanas”, afirma o Ten Cel Chiesa.

ÁREA CULTURAL GENERAL SISSON

Em termos de visitação a área funcionará de acordo com o expediente do Exército, das 8h às 17h, com intervalo para o almoço. Mas, depois do expediente haverá sempre uma viatura no local. Os visitantes poderão conhecer mais sobre a história do Cerco da Lapa e do General Sisson.

Please follow and like us: