Pai, começa o começo!

Nesta semana duas datas fizeram com que as lembranças e a saudade voltassem mais fortes à mente e ao coração. O aniversário do fundador da Tribuna, Aramis Gorniski, no dia 30 de outubro, e o dia de finados, no dia 2 de novembro.

E, conferindo os e-mails, leio a mensagem do Momento Espírita, que conta a seguinte história:

“Quando era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: “Pai, começa o começo!”

O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim.

Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.

Meu pai morreu há muito tempo e não sou mais criança. Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, pelo menos, “começar o começo” de tantas cascas duras que encontro pelo caminho.

Hoje, minhas “tangerinas” são outras. Preciso “descascar” as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar.

O esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes.

O enfrentamento sempre tão difícil de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios.

Em certas ocasiões, minhas “tangerinas” transformam-se em abacaxis.

Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo meu pai quando lhe pedia para “começar o começo”, era o que me dava a certeza de que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta.

Além da atenção e carinho que eu recebia, ele também me ensinou a pedir ajuda a Deus, Pai do céu. Meu pai terreno me ensinou que Deus é eterno, que está sempre ao nosso lado e que Seu amor é a garantia das nossas vitórias”.

Quantas vezes nos vemos em meio ao esforço diário “começar o começo”? Seja pela ausência de alguém especial em nossa vida, que nos dava a segurança, seja por seguirmos por um caminho no qual ainda não temos experiência…

Mas, o fato é que, independente de termos alguém para “começar o começo” para nós, as dificuldades estão aí, em nossa rotina. Seja para solucionar os problemas quanto ao atendimento à saúde, em relação às estradas do município, em relação às contas no final do mês… Não importa!

Temos é que enfrentar as adversidades, pedindo ao Pai que nos ajude a “começar o começo”. Quem sabe Ele, além de nos indicar o caminho, em algumas ocasiões, resolva toda a situação?

O que não podemos é nos esquivar de começar o começo nós mesmos!

Quais são os seus planos para “começar o começo” no próximo ano? A quem você confiará seu voto para “começar o começo” na política?

-o-o

“O tempo é limitado, pelo que o melhor é acordar fresco em cada manhã, sabendo que tenho apenas uma hipótese de viver este dia e orientar todos os meus dias para uma vida de ação e propósito”.

(Lance Armstrong)

Please follow and like us: