Empreendedores rurais de Contenda apresentam projetos na Câmara Municipal
No dia 04 de novembro a Câmara Municipal de Contenda foi o espaço de realização do evento Empreendedorismo Rural da Região Metropolitana. Diversas entidades, autoridades e muitos representantes da população prestigiaram a apresentação dos projetos de viabilidade econômica, ambiental e social das propriedades rurais dos participantes. O curso Empreendedor Rural é uma iniciativa do SEBRAE/PR, FAEP, SENAR/PR E FETAEP e é sucesso em 22 estados brasileiros.
Neste ano, em todo estado do Paraná, foram formadas 98 turmas, sendo que Contenda foi a única representante da RMC, participando com muito engajamento nos 17 encontros. Por este motivo, Contenda é a Capital Regional do Empreendedorismo Rural em 2011, contando com apoio decisivo do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Emater de Contenda.
“A presença de jovens foi importante no decorrer do curso e marca um contraponto na saída de vários jovens do campo. As oportunidades também estão no interior, e é possível ter uma vida digna trabalhando na agricultura”, diz Juanice Boszcz, integrante da turma. Mas, quem pensa que a atividade está relacionada apenas ao trabalho braçal está enganado. Durante as apresentações dos trabalhos, que ocorreram na manhã do dia 4, era visível a diversificação qualificada das atividades agropecuárias. Muitos projetos já estão implantados e agregam tecnologia e inovação na atividade, além de ampliarem a arrecadação do município e movimentarem a economia local.
Os projetos em andamento ou em fase final de implantação proporcionarão a produção de mudas em Contenda, produção e comercialização de alimentos orgânicos, diversificação de agroindústrias e até venda de novilhas com genética de ponta. Há ainda projetos relacionados com apicultura, produção de eucalipto, turismo rural e ampliação de avicultura de corte. Segundo o Presidente do STR, Miguel Treziak, “os projetos são diversificados, arrojados e deverão ser implantados com sucesso, mostrando um caminho a ser trilhado para quem deseja tornar viável economicamente sua propriedade.”
Ao final das apresentações a turma de Contenda autodenominada “Empreendedores Rurais: Novos Projetos, Grandes Oportunidades”, leu a Carta de Contenda com propostas e demandas para a sociedade. A turma já tem um calendário de encontros nas propriedades dos participantes, a cada 2 meses, durante todo o ano de 2012. Farão destes encontros espaços para visualizar os projetos dos colegas, apoiarem-se mutuamente e contribuírem para o desenvolvimento sustentável do município.
As atividades propostas e analisadas nestes projetos têm despertado até o interesse de empresários de Curitiba, que ao invés de se dedicarem apenas às atividades na capital, estão optando por migrar seus investimentos para o campo, fazendo uma espécie de êxodo urbano, onde além de obterem a remuneração pelo seu capital, reconquistam a qualidade de vida que um dia já experimentaram em Curitiba.
CARTA DE CONTENDA
Confira o conteúdo da carta elaborada pelos participantes à sociedade:
“Nós, participantes do curso Empreendedor Rural, realizado entre 1º de julho a 4 de novembro de 2011, buscamos a melhor qualidade de vida para nossa família através do conhecimento e a viabilidade da nossa propriedade.
Com este curso nosso pioneirismo deverá ser um marco na história deste município, assim como foram pioneiros os bataticultores, seguidos pelos produtores de cebola e grãos. Agora, este grupo heterogêneo na produção e homogêneo nas ideias vem informar que a diversificação da produção agrícola qualificada já é uma realidade.
Empreendedores rurais: Novos projetos, grandes oportunidades, grupo criado em Contenda, coeso e com compromissos comuns, reivindica atenção do setor público e, principalmente, boa vontade em tratar de assuntos ligados à agricultura. De forma concreta isto poderá ser visto na aplicação de recursos em assistência técnica, manutenção de estradas rurais, educação e profissionalização dos agricultores, apoio à comercialização, investimento na agroindústria familiar e atendimento de qualidade aos agricultores.
Acreditamos na necessidade de um grupo representativo da sociedade civil para tratar destes assuntos no município com reuniões mensais. Da sociedade contendense esperamos o reconhecimento de nossas atividades. Mudamos nossa visão do campo e trazemos através desta carta o compromisso de mudanças. Muitas delas já estamos alcançando”.
Foto: No dia 04 de novembro a Câmara Municipal de Contenda foi o espaço de realização do evento Empreendedorismo Rural da Região Metropolitana.