A Lapa ama cinema e o cinema começa a amar a Lapa, cada vez mais. Aquilo que parecia só uma impressão passou a ser o mais fiel retrato da realidade. O publico lapeano, superlotou o Cine Teatro Imperial, para assistir a “Avant premiere” da mini-série: Amor em Tempos de Guerra. Foi o maior público já registrado no Cine Teatro Imperial desde que aquela casa de cultura passou a ter essa característica. Os lapeanos foram se ver e ver seus conterrâneos e nosso belíssimo cenário na telona.
A produção da GRPCOM, que teve a direção de Beto Carminatti, contou com a participação total de 158 lapeanos, sendo que isso se deu desde o momento da concepção do projeto, como nos contou em entrevista o roteirista Mario Lopes, que se lembrou do “Marco Zero” do projeto, quando a mais de três anos veio à Lapa, reunir-se com os lapeanos Márcio e Kallil Assad, por indicação dos diretores Fernando Severo e Beto Carminatti, de lá para cá foram inúmeras visitas à cidade e trocas constantes de emails, para a realização do roteiro.
Na seqüência veio a parte de pré-produção, onde mais uma vez a dupla lapeana, trabalhou junto à produtora Micheline Garcia. A infra estrutura para as gravações foi suprida pelas parcerias com o município da Lapa e de forma muito especial com o exército brasileiro, através do 15º GAC – AP, onde se destacou o acolhimento dado pelo Coronel Marcelo Chiesa e seus comandados. Também membro das forças armadas é importante frisar o empenho e competência do Sub Tenente Lino (Benedito Lino Agostinho Junior), que com sua habitual competência na execução de tarefas incomuns e talento artístico, foi o responsável pelos efeitos especiais que chamaram muito à atenção do público presente a estréia. O grau de realismo dos efeitos produzidos pelo Lino é tanto, que o turista Wagner Ramos Filho, que veio de Curitiba especialmente para o evento, exclamou “Nossa, mas isso é hollywoodiano”.
Nos dias de gravação a Lapa viveu realmente um grande estúdio de cinema ao ar livre, que emocionou até profissionais bastante experientes, como a diretora de artes Jô Marçal, ela era só elogios a cada detalhe do grande cenário e da forma cortes e polida que foi recepcionada e atendida pelos lapeanos.
A participação profissional dos lapeanos, o espírito de colaboração da comunidade em geral que emprestou suas casas, objetos, animais e a participação do elenco de apoio e figuração só poderiam dar nisso, um verdadeiro sucesso, que a partir de domingo que vem dia 27, vai estar na tela da Globo-RPC, depois do Fantástico, quando se inicia a série: Amor em Tempos de Guerra que vai fazer muitos lapeanos e paranaenses dormirem um pouco mais tarde que o habitual, para assistirem nossa gente contando nossa história.