Saiba quais cuidados você deve ter para evitar assaltos

1ª CIPM orienta a população sobre comportamento preventivo a alguns delitos

Mantenha cadeados nos portões de acesso à residência; não deixe chaves em locais que tragam risco à segurança (em troncos de árvores, sob pedras etc.).

Instale sistemas de segurança, como alarme de som e luz em pontos estratégicos da residência. Instale nos veículos equipamentos de segurança que dificultem sua locomoção e mantenha-os em portões trancados.

Evite rotinas, alterando horários, caminhos e condutas, não comente particularidades sobre sua família, seus bens e sua propriedade, orientando seus familiares a fazer o mesmo.

Esteja atento a comprador e vendedor estranho e tenha cuidado com negócios muito fáceis e lucrativos. Evite manter na residência objetos de valor ou somas em dinheiro, recorrendo a bancos para depósitos e pagamentos.

Ao alugar a residência, certifique para quem e qual a finalidade, anotando dados como os do veículo.

Mantenha os telefones úteis em local de fácil acesso, tais como o da polícia militar, vizinhos, amigos e parentes. Animais que possam denunciar a chegada de estranhos, tais como cachorro, são excelentes instrumentos de segurança.

Ao se aproximar da residência, verifique sinais exteriores de irregularidades e não tenha pressa de entrar, solicite ajuda à polícia.

Guarde em local adequado as ferramentas de uso diário (facão, foice, pá, serras etc.), pois podem ser furtadas e utilizadas contra você ou para arrombamentos.

Ao perceber veículos e pessoas estranhas, anote o maior número possível de dados e peculiaridades, a fim de transmiti-los à polícia e aos vizinhos. Caso seja vítima de roubo, não reaja. No caso de crime, informe a polícia os detalhes, preserve o local e registre o boletim de ocorrência.

Com estas atitudes você estará cuidando de si e de sua família, colaborando com a segurança pública.

Please follow and like us: