Com intuito de acabar com as filas, Governo modifica maneira de pais e alunos efetuarem matrículas para o 6º ano e o 1º ano do Ensino Médio
O Governo do Estado do Paraná determinou que os Colégios e Escolas Estaduais sigam alguns critérios para matricular os alunos. A grande procura é pelas vagas no período da manhã, e na Lapa não é diferente. Até o ano de 2012 os pais e alunos faziam fila para conseguir vagas no período matutino, os primeiros que chegassem conseguiam as vagas. Situação bastante comum no Colégio Estadual São José, onde se via pais e alunos acamparem nas calçadas próximas à instituição, dias antes do início do período de matrícula.
Para evitar este tipo de situação e para ser mais justo com os alunos, em 2011 o Governo estabeleceu alguns critérios para a destinação das vagas de acordo com o turno, tornando desnecessária a formação de filas.
Durante duas semanas será feita a confirmação das matriculas dos alunos e, após terminado este período, é que as secretárias das escolas irão analisar os critérios estabelecidos e, então, classificar os alunos de acordo com os pedidos dos pais.
As matriculas iniciaram no dia 28 de novembro e seguem até o dia 9 de dezembro. Na confirmação da vaga os pais devem colocar suas preferências de turno (matutino ou vespertino), sendo que os alunos que optarem pelo período noturno já terão suas vagas confirmadas.
CRITÉRIOS
De acordo com o diretor do Colégio Estadual São José, José Romildo Pontarolo, os critérios utilizados pelas escolas para determinação do turno são os seguintes: 1º – se o aluno trabalha ou não; 2º – se necessita de transporte escolar; 3º – se precisa de tratamento hospitalar contínuo (comprovado através de atestado médico que indique a necessidade de estudar de manhã para fazer tratamento à tarde); 4º – se é portador de necessidades especiais; e, 5º – idade: quanto mais jovem o aluno, maior a preferência para estudar no período da manhã.
“O primeiro critério será pouco utilizado, já que é ilegal menores de 16 anos trabalharem. Já o segundo verificará se o aluno vem do interior e precisa estudar de manhã, pois há localidades em que só há transporte neste período, então ele terá preferência pela vaga”, afirma Romildo.
DOCUMENTAÇÃO
Os pais de alunos receberam uma carta matricula. Neste documento consta o colégio que será o destino do aluno. Caso haja um engano e o colégio não seja o mais próximo da casa do aluno, os pais devem se destinar até o colégio indicado na carta e expor o problema para tentar resolvê-lo.
O período de confirmação da matrícula é de duas semanas, por isso os pais não precisam ter pressa. Durante esse tempo podem procurar as escolas, o Núcleo de Educação e a Secretaria de Educação para tirar duvidas.
QUANTIDADE DE VAGAS
O diretor Romildo afirma que os pais não precisam se preocupar se faltará ou não vagas. Ele explica que a maior preocupação é mesmo em relação ao turno desejado. “Quanto ao turno é muito difícil os pais terem certeza da confirmação da vaga no período desejado pelos filhos, a maioria deseja estudar de manhã e as escolas não comportam tantas vagas. Agora, quanto às vagas no colégio os pais não precisam se preocupar. Se receberam a carta matricula indicando o colégio, a vaga está garantida naquela instituição”, explica ele.
Romildo explica ainda que não é necessário ter pressa na confirmação da matrícula nestas duas semanas. “As matriculas feitas no dia 28 de novembro não terão diferença nenhuma das matricula que forem feitas no dia 9 de dezembro. As escolhas de turno serão feitas através dos critérios escolhidos pelo Governo, após o período da matrícula”, conta.
No dia 12 de dezembro as secretarias das escolas estaduais se reunirão para verificar todas as matrículas para o período diurno e só então aplicarão os critérios.
Para fazer a matricula é indispensável a apresentação da carta matricula juntamente com os ducumentos que cada escola solicita, conforme consta na carta matrícula. Dúvidas podem ser esclarecidas nas escolas de destino dos alunos.

