Viviane Ribeiro foi violentamente atacada na noite de terça para quarta-feira, na região da Cohapar I. Não se pode afirmar se crime teria relação com trabalho da vítima
A assessora da Juíza do Fórum da Comarca da Lapa, Viviane da Luz Agostinho Ribeiro, 30 anos, voltava para sua casa a pé, na região da Cohapar I, na noite de terça-feira, dia 29 de novembro, por volta das onze horas, quando foi atacada.
Segundo informações da Polícia Civil, ela provavelmente teria mudado o roteiro de costume para voltar para casa. Ao invés de seguir pela Rua Souza Naves, teria passado pelo Campo do Colorado, o Beco do Carrano. Ali, foi abordada e agredida. Ainda de acordo com a polícia, as investigações trabalham com a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte).
Viviane foi muito espancada, apresentando traumatismo craniano, lesão no tórax e abdômen. Além disso, ela apresentava um corte no rosto.
A jovem caminhou sozinha da área central da Lapa sentido bairro Cohapar e preferiu aquele caminho possivelmente como um atalho para sua casa, que fica a aproximadamente 800 metros de onde foi atacada. Ela foi encontrada sem calçado, com as meias limpas. Foi levado seu celular e sua bolsa, de tamanho médio.
OS FATOS
Na madrugada do dia 30 de novembro, por volta das 0h05, a equipe de serviço da PM da cidade da Lapa foi acionada pelo Pronto Atendimento (PA). Havia dado entrada no PA uma paciente do sexo feminino, aparentando 30 anos, com lesões no rosto provocadas por golpes de faca e outras lesões provocadas possivelmente por socos e chutes. Ela chegou ao local sem documentos e estava irreconhecível por conta dos ferimentos. A Polícia Civil repassou informações de que ela teria sido encaminhada ao Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo, somente por volta das 3h da madrugada.
Em Campo Largo, por volta das 5h da manhã, Viviane entrou em óbito. A sua causa mortis, de acordo com a Polícia Civil, teria sido hemorragia no fígado.
No transcorrer da manhã, surgiu a informação de uma senhora que procurava sua filha de nome Viviane da Luz Agostinho Ribeiro, 30 anos, sendo esta a vitima que sofreu lesões e entrou em óbito.
A partir desta informação, policias-militares do serviço reservado da Lapa, juntamente com policiais civis, iniciaram investigações, resultando na informação de que ela foi socorrida por volta das 23h40, no Bairro Cohapar, na Lapa, após ter sido encontrada por transeuntes que imaginaram que ela estava com algum tipo de convulsão.
INVESTIGAÇÕES
O local onde aconteceu o crime é de habitação conjugada e informações preliminares de testemunhas davam conta de que o autor foi visto na rua. Inicialmente foi informado de que usava um boné vermelho e, logo após, foi ouvido o suspeito correndo e, durante a corrida, foi ouvido barulho de latas.
No final da tarde, surgiu a informação de que algum tempo antes das 23h de ontem, a equipe da Policia Militar, havia visto uma pessoa na área central da Lapa, com sacolas plásticas com certa quantidade de latas vazias de refrigerante e outras (catador de latas), o qual usava um boné vermelho.
Na tarde de quarta-feira, dia 30 de novembro, a Polícia Criminalística fez uma perícia no local da agressão e encontrou vestígios de sangue e cabelos, que podem ser da jovem.
De posse das informações conjugadas, levantadas pela Polícia Militar e Polícia Civil, chegou-se a pessoa de Edenilson de Jesus Fonseca Riceto, de 32 anos, vulgo “Bichinho”, com o qual foram encontrados pertences da vítima, duas sacolas plásticas contendo latas vazias de refrigerantes e outras, e uma faca possivelmente utilizada na prática do crime. Edenilson possui várias passagens pela polícia, estando em averiguação a possibilidade de estar envolvido em outras situações delituosas.
Nas sacolas plásticas foram encontrados vestígios de sangue e fios de cabelo, possivelmente da vítima, uma vez que foi encontrada com o rosto tomado de sangue.
Réu confesso, Ednilson afirmou que teria assaltado Viviane para levar sua bolsa. Com ele foram encontrados a bolsa da vítima, celular, carteira e tênis. Questionado sobre porque havia matado, ele disse que estava bêbado e que ela teria reagido. “Bichinho” esfaqueou e espancou a vitima até seu desfalecimento, levando consigo todos os seus pertences. Câmeras de segurança de uma loja registraram Ednilson realizando compra de bebida alcoólica no estabelecimento por volta das 9h38 de terça-feira.
As investigações continuam, até para descobrir se há mais envolvidos no fato. A Polícia Civil investiga o crime e não sabe se a morte tem ligação com o trabalho da assessora.
CONHECIDO
Os investigadores da polícia acreditam que o homem conhecia a vítima, já que testemunhas afirmaram que o viam frequentemente no Fórum da Comarca da Lapa, e em frente a ele.
O objetivo da abordagem, de acordo com a polícia, era o roubo da bolsa que a jovem levava, mas uma reação, e o fato de ambos se conhecerem, teria motivado a violência.
Segundo a Polícia Civil, pelo menos duas testemunhas afirmaram ter visto o homem agredindo a vítima. Uma delas afirmou que viu o suspeito pulando e batendo em alguém, além de barulho de latinhas. O homem havia sido visto, no mesmo dia, carregando dois sacos destes objetos.
O relato da outra testemunha, que viu o crime da janela de casa, diz que o suspeito chutava a barriga da jovem seguidas vezes. De acordo com o Instituto Médico-Legal, a causa da morte foi o rompimento do fígado.
Foto 01: Pertences de Viviane foram encontrados em poder de “Bichinho”: ele disse que estava bêbado e que ela teria reagido.
Foto 02: Câmeras de segurança de loja registraram “Bichinho” comprando bebidas alcoólicas na manhã de terça-feira.
Foto 03: Edenilson de Jesus Fonseca Riceto, vulgo “Bichinho”, possui várias passagens pela polícia, estando em averiguação a possibilidade de estar envolvido em outras situações delituosas.