Banda Lady Lu é impedida de se apresentar na Festa de São Benedito

No domingo, dia 18 de dezembro, a banda lapeana Lady Lu iria se apresentar no palco principal da Festa de São Benedito, por volta das 17h30 como combinado com a organização da festa há aproximadamente um mês.

A apresentação dos lapeanos iria ser gratuita, não iriam receber nenhum valor pelo show. Segundo eles, apenas queriam mostrar o seu trabalho e valorizar a cultura local. Porém, logo que subiram ao palco foram informados de que não haveria mais apresentação, pois a equipe da dupla João Marcio e Fabiano, que iria se apresentar às 21h, havia chegado e, segundo a organização da festa, precisavam do palco livre para montar o equipamento para o show. A banda Lady Lu se viu obrigada a deixar o palco e dar lugar à equipe da dupla, que só iria se apresentar mais de três horas depois.

Confira a carta de reclamação, enviada pelos integrantes da banda Lady Lu:

“A Banda Lady Lu vem manifestar a sua insatisfação com a organização da Festa de São Benedito. Tal atitude se fez necessária devido ao fato de que a Banda, que aceitou gentilmente apresentar-se no último dia 18, às 17h30, viu-se na obrigação de atender ao pedido de abandonar o palco quando estava prestes a iniciar a apresentação.Salientamos que o tratado foi feito algumas semanas antes e que os cartazes mencionavam apresentação de artistas locais.

A solicitação para que a banda deixasse o palco foi feita por uma das organizadoras do evento, que alegava que a equipe da dupla João Marcio e Fabiano, cuja apresentação estava agendada para as 21h, encontrava-se no local e precisaria do lugar para montagem dos equipamentos. A organizadora afirmava ainda que a banda poderia tocar em outra oportunidade, ignorando o fato de que a mesma também possui sua agenda de apresentações e que pessoas que acompanham o seu trabalho estavam presentes no local, exclusivamente para prestigiá-la, o que gerou um grande mal estar entre todos.

A banda lamenta esta situação e chama a atenção de todos para uma reflexão a respeito da inversão de valores que vem ocorrendo em nossa sociedade, onde grupos locais, que muitas vezes se apresentam gratuitamente nos eventos, são tratados com uma cortesia que fica muito aquém da recebida por artistas vindos de fora, artistas estes que são contratados e muito bem pagos pelo serviço prestado.

O que não só nós, da Lady Lu, mas outros grupos culturais da cidade, buscamos é a valorização, o reconhecimento e, acima de tudo, o respeito, pois apesar de sermos amadores, não encaramos a arte como uma brincadeira ou um simples hobby, mas como um trabalho sério que exige o máximo de nosso comprometimento e responsabilidade.

Infelizmente, o que nos resta é somente a torcida para que esse cenário de cartas marcadas mude e o aprendizado de que a valorização deve começar por nós mesmos, ao não nos submetermos a situações como estas novamente.

Finalizamos lembrando que a Lapa atualmente ostenta o título de Capital da Cultura. Desejamos que essa capital exista também para os artistas locais.”

Please follow and like us: