Quem nunca ouviu falar da Tila Candel?

Que a Lapa é terra de figuras inesquecíveis e folclóricas, ninguém pode negar. Basta sentar com os amigos, tomar um bom chimarrão e puxar pela memória que lá vem as lembranças e personagens que marcaram a legendária cidade.

Uma destas figuras virou um “dizer lapeano”. Quem é que nunca ouviu falar do: vamos TILAR?

Afinal, por que a lapeana Tila Candel ganhou esta fama? Dizem que era uma pessoa boníssima, a Tila. O povo do interior, quando vinha pra cidade, nunca passou aperto, ficavam na casa da Tila, alguns até pra pouso. Tila não só era conhecida como a todos conhecia, e também sabia de suas histórias e causos. Uma figura que ficava na porta ou na janela de sua casa acompanhando atenta tudo que acontecia na Lapa, mas com tanta atenção, que “TILAR” virou sinônimo de comentar.

Seu pai era dono de uma sabedoria popular cada vez mais rara nos dias de hoje, fabricava funis, panelas, utensílios domésticos, entre outros. Quando o pai faleceu, Tila ficou sozinha na casa que hoje pertence à família Suplicy, ao lado do Clube Lapeano.

Na foto, cedida por Hildebrando Kuss, podemos observar a Tila abraçada a uma criança que provavelmente é sua filha Terezinha.

Please follow and like us: