União dos Tropeiros da Lapa irá participar do “Nós Somos a Lapa”

Espetáculo terá inclusão de uma encenação de batalha e promete envolver ainda mais os espectadores no dia do Cerco da Lapa

No dia 9 de fevereiro, dentro das festividades do Cerco da Lapa, a peça “Nós Somos a Lapa” será apresentada mais uma vez ao público. Mas, em 2012 contará com a novidade da inclusão de uma cena de batalha, tendo como participação diversos figurantes, o 15º GAC AP e a União dos Tropeiros da Lapa.

Este será o primeiro ano que os Tropeiros irão participar da apresentação, como figurantes, montados em seus cavalos. Segundo o presidente da entidade, Antonio Kuss Ribas Filho, é bastante gratificante poder participar do espetáculo que conta um trecho importante da história do município. Para ele, os tropeiros, que são responsáveis pela formação da cidade, ficam muito felizes em poder colaborar, mais uma vez, para o engrandecimento da Lapa.

O espetáculo será apresentado por volta das 11h no pátio do Pantheon dos Heroes, mesmo com chuva. Se isso ocorrer, o público estará protegido pelas tendas que serão montadas com o apoio da Prefeitura Municipal.

Você é convidado especial para assistir à peça, que terá duração média de 30 minutos e promete emocionar a todos, contando a visão feminina do episódio histórico do Cerco da Lapa. A visão das mulheres, escondidas nos porões das casas durante os dias de batalha.

COMO TUDO COMEÇOU

A partir do pedido da Secretária Valéria Borges da Silveira, que queria um espetáculo sobre o Cerco da Lapa, a então diretora do Theatro São João, Nádia Burda, montou o espetáculo “Nós Somos a Lapa”,baseando-se em texto de Betty Burda (do livro “Sou Josefa, Sou Joana, Sou Rita” – uma visão feminina do Cerco). A primeira montagem aconteceu em 9 de fevereiro de 2009, já com apoio do 15º GACAP, que disponibilizou os soldados e os uniformes históricos, assim como a participação do Sargento Rodrigo na montagem das cenas militares. Foram diversas apresentações durante o ano, promovidas tanto pela Secretaria de Cultura quanto pelo 15ºGACAP.

O nome da peça surgiu após uma sugestão de Márcio Assad, que assistiu uma peça com a seguinte fala: “Eu sou a Lapa!”. Nádia gostou da idéia e, assim, o texto de Betty Burda ganhou o nome de “Nós Somos a Lapa”.

A partir de 2010, o Sub Tenente Lino substituiu Marcos Ulick no papel do General Carneiro e o 15º GACAP começou a trazer à Lapa alunos de escolas militares conceituadas, como a ECEME, do Rio de Janeiro, e a ESA, de Minas Gerais, entre outros motivos, para apreciar a peça teatral. O espetáculo “Nós Somos a Lapa” também foi apresentado em encontro com o escritor Laurentino Gomes, promovido pela Lapinha, entre outros momento.

Em 2011, com a chegada do Tenente Coronel Chiesa, um grande incentivador da cultura, começou a surgir a idéia de uma ampliação do espetáculo, com maior atenção para as cenas de batalha. Para tanto, aconteceram espetáculos militares dentro do 15ºGAC AP, três deles dirigidos pelo Sub Tenente Lino e um dirigido pela Nádia, já visando trazer ao Pantheon cenas de batalha.

Em 2012, o espetáculo concretiza um grande sonho de todos os envolvidos, não só pela ampliação, mas pelo esforço em levar o público lapeano até o Pantheon no dia 9 de fevereiro para assistir a encenação.

Os organizadores esperam que o povo da Lapa corresponda a todo este esforço!

com informações de Nádia Burda

Foto: A União dos Tropeiros da Lapa, sempre participa dos eventos lapeanos e, em 2012, irá abrilhantar o espetáculo “Nós Somos a Lapa”

Please follow and like us: