Nada a Perder, Tudo a Ganhar – Diário de Bordo

Diário de Bordo

Confira o dia-a-dia do editor do jornal A Tribuna Regional neste projeto de saúde. 12 semanas para ficar em forma.

Sexta-Feira, dia 2 de março 

Um dia comum. Meus músculos estão todos reclamando da jornada consecutiva, mas nada muito difícil. O que anima é que a cada dia de exercício, minha respiração fica mais constante, mais fácil prá iniciar o treinamento. O instrutor Thiago Linhares utiliza um método de não-comodismo, não deixa acostumar com um tipo de exercício. Toda aula é uma surpresa.

Sábado, dia 3 de março 

Uma tarde de sol muito gostoso, saí pedalar com o jornalista Sandro, da redação, meu filho Matheus e seu amigo Gabriel. Fomos até o parque de exposições, onde estava rolando o Velocross. Na volta resolvemos descobrir os trilhos do trem e pedalamos quase 20 km. Meu filho me disse em determinado momento: “Pai, este é o segundo melhor passeio que já fizemos juntos”. Isso me encheu de orgulho e pude notar o quanto o exercício físico ajuda no relacionamento familiar. Estou mais calmo e conseguindo enfrentar o dia-a-dia mais suavemente.

Domingo, 4 de março 

Dia de folga… Não fiz exercício nenhum. Senti falta de suar.

Segunda-Feira, 5 de março 

O dia de folga me deixou preguiçoso. Eu já estava procurando desculpas prá não ir cedo à academia. Mas durante o dia o entusiasmo voltou e, além de pedalar novamente com meu filho Matheus e meu amigo Thiago Cardoso no fim da tarde, fui pra Profit cumprir o programa. Aprendi que não devo exagerar nos meus limites. Por ter pedalado muito, quase não consegui completar o circuito de exercícios proposto pelo Instrutor Thiago. 

Terça-Feira, 6 de março 

Aula de Pilates. Já foi bem mais suave que a primeira e, segundo a fisioterapeuta Isabelly, ela notou uma melhora na minha ansiedade. Só que ainda falta muito. Tomo a liberdade de dizer, novamente, que exercitei músculos que não sabia que existiam, novamente (outros… não os mesmos desconhecidos da semana passada). Falta muito prá entrar em forma. Quando a gente não faz nada de exercício não sabe o mal que está fazendo prá si próprio. 

No fim da tarde consultei com a Psicóloga Luciane Pfeiffer. Além de conversar sobre minha semana, Luciane sugeriu exercícios de respiração para redução da ansiedade. Todo ansioso é uma pessoa que, no fundo, tem medo e cria mecanismos para enfrentar. São pequenos detalhes, mas primordiais, prá entender o processo de adaptação. 

Não tenho sentido dificuldade com a alimentação, visto que tem muita gente me ajudando nisso, além da Nutricionista Astrid Pfeiffer, minha família está engajada nessa tarefa, o que está me incentivando ainda mais.

Quarta-Feira, 7 de março

Se eu tivesse a intenção de desistir seria hoje. Dores e mais dores no corpo. Quase não consegui andar logo ao levantar. Descobri um jeito de aliviar o desconforto: Pedalar. Sem esforço, sem cansaço, só pedalei de casa até a redação e praticamente sumiram as dores. À noite fizemos um circuito de musculação na Profit. Do mesmo modo que comecei o dia querendo desistir, terminei querendo continuar. 

Quinta-Feira, 8 de março

Estou ainda terminando o jornal, mas com certeza mais a noite teremos atividade. Conto semana que vem.

2ª Semana – Opinião

Prá quem não fazia nada de esporte, estou me saindo bem. Superei as minhas próprias expectativas nestas duas primeiras semanas. Falta muito. Não me pesei prá saber quanto emagreci (ou não), mas imagino que vai ser bom esperar mais uns dias. Vai ter muita novidade no projeto e estamos planejando a sua participação também, leitor. Confira o roteiro para caminhadas nesta página. Até a próxima semana.

Please follow and like us: