Muitas pessoas que diariamente usam o Parque Linear com a finalidade esportiva e de lazer, muitas vezes não percebem a essência daquele empreendimento, ainda existe naquele local obras da fase final de execução e alguns problemas em relação à fluência das águas que dependem de pequenas intervenções e da contrapartida da Sanepar. São necessidades que estão sendo supridas conforme o cronograma adianta, e a data de inauguração se aproxima.
Porém mesmo antes da conclusão podemos observar uma realidade diferente para dezenas de famílias que anualmente perdiam grande parte dos seus pertences ilustrando capas de jornal com manchetes que entristeciam a nossa comunidade. A execução desta obra além de um importante espaço de lazer que melhora a qualidade de vida, tem o papel fundamental de evitar desastres ainda maiores do que os já ocorridos, dos 15 milhões aplicados ali, 80% destes vieram dos recursos destinados ao Paraná para prevenção de desastres naturais.
Com o planejamento adequado e um bom projeto a Prefeitura da Lapa conseguiu garantir estes recursos em benefício da população lapeana, mas o caminho ainda é longo, pois a Lapa este ano completará 243 anos, e esta foi a primeira vez que ela recebeu um investimento com foco na prevenção, existem ainda outras áreas da nossa cidade que carecem de investimentos similares, para uma segunda área já existe projeto pronto e aguardando recurso para implementação, para uma terceira área existem também estudos iniciais que vão garantir em médio prazo a sua execução.
È necessário entender que intervenções na natureza que visam acomodar as demandas e diminuir riscos levam tempo e consomem muito dinheiro, mas alguma coisa tem que ser feita, e é por isso que a Lapa amadurece no ponto de vista de planejamento, pois consegue vislumbrar adiante e apresentar soluções que visam garantir mais tranquilidade, satisfação e qualidade de vida.
Alguns problemas que por ventura existam, com a finalização das obras serão sanados, a previsão da entrega das obras é para metade de Maio e sua inauguração está prevista para dia 26 de Maio.