ENVELHECIMENTO E O EXERCÍCIO FÍSICO

             Normal  0      21      false  false  false    PT-BR  X-NONE  X-NONE                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

        

À medida que envelhecemos os desempenhos máximos, tanto nos eventos de endurance quanto nos de força, diminuem aproximadamente 1% a 2% ao ano, iniciando entre os 20 e 35 anos de idade, sendo um fenômeno fisiológico, ocorrendo com todo o ser humano.

Há diversas alterações nos sistemas neuromusculares (perda de neurônio e outras substâncias); osteoarticular (perda da massa óssea e os ligamentos vão se fibrosando); disfunções hormonais; o transporte e utilização do oxigênio diminuem; aspectos psicossociais muitas vezes desencadeiam sentimentos de inutilidade ou incapacidade, entre outros.

A elaboração de um programa de atividade física para a 3ª idade leva em consideração principalmente para que o idoso possa realizar suas necessidades básicas do cotiando, ou seja, promover a autossuficiência, através da manutenção de sua saúde física, com gestos e movimentos de levantar, agachar, se locomover, empurrar ou puxar algo, e mental, como por exemplo, liberação de serotonina e endorfina, promovendo bem-estar.

Antes de se iniciar a prática de exercício físico, tanto para os idosos como para pessoas mais jovens, é necessária uma avaliação médica, para que se possa tomar os devidos cuidados, pois uma coisa é certa: é preferível errar por excesso de zelo, do que a falta de cuidados.

O próximo passo é procurar um profissional formado em Educação Física (profissão essa que até 2020 será um das mais promissoras), para orientar e definir volume e intensidade do treino, e é claro, realizar algo que lhe atraia e que o mesmo goste como: caminhar, correr, nadar, dançar, pedalar, praticar esporte, malhar.

Sugiro desenvolver o corpo como um todo: resistência cardiorrespiratória, força, flexibilidade, coordenação motora, agilidade, lateralidade, velocidade, maximizando os resultados e proporcionando uma melhora global.

Os benefícios da atividade física para idosos: aumento da capacidade aeróbia, melhora da flexibilidade, da força, aumento do conteúdo de minerais ósseos, diminuição da resistência vascular, melhor tolerância à glicose, redução de lipídios, melhora do ânimo, vitalidade e qualidade de vida.

Torna-se claro que muitas das alterações que ocorrem com o envelhecimento devem-se, em grande parte, à inatividade física/sedentarismo, que frequentemente os acompanha, e quando pessoas mais velhas participam de treinamentos ou exercícios as alterações associadas são minimizadas. Pratique Saúde!!!

Please follow and like us: