15º GAC AP comemora o Dia da Artilharia na Lapa

    Normal  0  false    21      false  false  false    PT-BR  X-NONE  X-NONE                            MicrosoftInternetExplorer4                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    

        

No dia 10 de junho comemora-se o Dia da Artilharia, data de nascimento do Marechal Emílio Luis Mallet, o Patrono da Arma. Em comemoração alusiva à insigne data, o 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, Grupo General Sisson, realizou, em 11 de junho várias atividades comemorativas.

Na Solenidade Militar, que teve início com a recepção de autoridades, destaca-se a presença do Prefeito da Lapa, Sr Paulo Cesar Fiates Furiati. Na sequencia do evento foi entoada a Canção da Artilharia, realizada a leitura da alocução à data e aposição de uma corbelha de flores no busto do Marechal Mallet, que simboliza o preito de gratidão ao maior de todos os artilheiros.

Na oportunidade, foi realizada também a entrega de Medalha Militar e passador de ouro ao Major Kensei Arashiro e 2ª Sgt Robson de Souza Fritz, por terem completados vinte anos de bons serviços; Medalha Corpo de Tropa com passador de ouro, pelos bons serviços prestados em Organizações Militares de corpo de tropa do Exército Brasileiro, durante mais de vinte anos ao 3º Sgt André Rocha Guedes; e Medalha Marechal Osório, o Legendário, ao Subtenente Dilmar Antonio Ribeiro Tassinari, por destacar-se pelo excelente desempenho funcional e excepcional preparo físico demonstrado em resultados sucessivos de testes de aptidão física.

Foram agraciados durante a formatura militar com o Diploma de Amigo do Grupo, em reconhecimento às boas ações e aos serviços prestados em prol do 15º GAC AP, o Diretor Geral do Hospital Regional São Sebastião da Lapa, Dr José Gaspar Bornancin, e o Pastor Daniel Fábio Alves de Carvalho, da 1ª Igreja Batista da Lapa.

ós a cerimônia militar, convidados e militares assistiram a apresentação da peça teatral “O Fosso de Mallet”, encenada por militares e integrantes do União do Tropeiros da Lapa e que narra a atuação marcante do Marechal Emilio Luiz Mallet, Patrono da Arma de Artilharia, durante a Batalha de Tuiti, em 1866. Encerrando as comemorações, a Banda de Música da 5ª Região Militar e 5ª Divisão de Exército – “Região Heróis da Lapa” – brindou os convidados com uma retreta musical.

Please follow and like us: